SóProvas


ID
553744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à legislação no âmbito do serviço social.

No atendimento a pessoas com AIDS, a intervenção do assistente social compreende também o manejo e tratamento de problemas psíquicos e somáticos associados à doença.

Alternativas
Comentários
  • No atendimento a pessoas com AIDS, a intervenção do assistente social compreende também o manejo e tratamento de problemas psíquicos e somáticos associados à doença (ERRADA)
    CFESS 383/99 No âmbito da saúde, o assistente social atua no âmbito das políticas sociais.
     o Assistente Social tem uma proposta de trabalho voltada ao “acolhimento” enquanto diretriz da prática profissional envolvendo o paciente e família, proporcionando a aproximação médico/família.

    Para o Serviço Social o atendimento individual pauta-se na abordagem educativa e reflexiva visando orientar e informar sobre o tratamento, direitos e deveres do soropositivo, questões trabalhistas, providenciarias e jurídicas. Atua também diretamente com as demandas sociais relativas à falta de alimentação, medicação e transporte, sendo extensivo o acompanhamento social a familiares que enfrentam as mesmas dificuldades dos usuário.
    http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v1n1_atuacao.htm
  • Considerando que as ações de saúde devem se dar na perspectiva interdisciplinar a fim de garantir a atenção a todas as necessidades da população usuária na mediação entre seus interesses e a prestação de serviços; Considerando que atribui-se ao assistente social, enquanto profissional de saúde, a intervenção junto aos fenômenos sócio-culturais e econômicos que reduzam a eficácia dos programas de prestação de serviços nos níveis de promoção, proteção e/ou recuperação da saúde (RESOLUÇÃO CFESS Nº 383/1999).

    1. Uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos. Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento psico-terapêutico a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas sim à potencialização da orientação social com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais; (Atribuições Privativas do/A Assistente Social: em questão, 2012).

    Art. 1º. A realização de terapias não constitui atribuição e competência do assistente social. Art. 2º. Para fins dessa Resolução consideram-se como terapias individuais, grupais e/ou comunitárias: a. Intervenção profissional que visa a tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas; b. Atividades profissionais e/ou clínicas com fins medicinais, curativos, psicológicos e/ou psicanalíticos que atuem sobre a psique. Art. 3º. Fica vedado ao Assistente Social vincular ou associar ao título de assistente social e/ou ao exercício profissional as atividades definidas no artigo 2º desta Resolução; (RESOLUÇÃO CFESS Nº 569/2010). 

  • O assistente social em nenhum dos espaços ocupacionais em que se insere atua com o tratamento de problemas psiquícos e somáticos, ou na realização de terapias individuais e grupais, ou executa atividades relacionadas à psicologia ou psicanálise. Na saúde, o assistente social atua junto às questões sociais, culturais, econômicas que interferem no processo saúde-doença e, nessa perspectiva, esse profissional pode atuar no atendimento direto aos usuários e seus familiares; promover ações socioassistenciais, socioeducativas e reflexivas; realizar articulações com a rede e a equipe de saúde; atuar na mobilização, participação e orientação aos conselhos de saúde, movimentos sociais e populares; atuar no planejamento, coordenação e gestão da política de saúde e programas de saúde; dentre outras atividades. Ademais, especificamente no atendimento a pessoas com Aids, podemos elencar também como exemplo de atividades que são inerentes ao Serviço Social as ações de cunho socioeducativo acerca dos direitos daqueles indivíduos, como os trabalhistas e previdenciários, além da orientação acerca da gratuidade do tratamento e dos medicamentos. Também é importante mencionar que a Resolução do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) n. 569/2010 versa sobre a vedação da realização de terapias associadas ao profissional de Serviço Social e indica em seu Art. 2º que são consideradas terapias aquelas intervenções profissionais que visam tratar problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos, suas causas e seus sintomas. Sendo assim, por não serem condizentes com as atribuições profissionais dos assistentes sociais, conforme expresso na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662/1993), em seus Arts. 4º e 5º, o manejo e tratamento de problemas psíquicos e somáticos não pode ser realizado pelo assistente social em nenhuma área de atuação.


    RESPOSTA: ERRADO


  • somático foi D+ , assistente social não é médico para curar doenças