SóProvas


ID
553747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à legislação no âmbito do serviço social.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, o assistente social que for demitido de uma instituição deve repassar ao profissional que o substitua todo o material técnico existente, exceto o de caráter sigiloso, que deve ser incinerado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O item se torna errado quando fala: "...exceto o de caráter sigiloso, que deve ser incinerado."


  • ERRADA

    CAPÍTULO III 

    Das Relações com Assistentes Sociais e outros Profissionais:


    Art. 10 - São deveres do assistente social: 


    b) repassar ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

  • Art. 6º – Em caso de extinção do Serviço Social da instituição, o material técnico-sigiloso poderá ser INCINERADO pelo profissional responsável por este serviço, até aquela data, que também procederá a imediata comunicação, por escrito, ao CRESS.

    Art. 4º Parágrafo Único – Em caso de demissão ou exoneração, o assistente social deverá repassar todo o material técnico, sigiloso ou não, ao assistente social que vier a substituí-lo. (RESOLUÇÃO CFESS Nº556/2009).

  • O material é incinerado em caso de extinção do serviço social na instituição. 

     

     

    Ver Resolução 566/2009 CFESS

  • O Código de Ética do Assistente Social prevê e normatiza os deveres, direitos e proibições bem como as sanções que podem ser aplicadas ao profissional que não se orientar no exercício profissional por esse documento. Sendo assim, é imprescindível conhecer este código. No tocante aos deveres do assistente social com outros profissionais, cabe a ele quando for sair de uma instituição transferir ao seu substituto o trabalho que estava sendo realizado pelo Serviço Social. Assim, o novo profissional saberá os casos que eram acompanhados, o trabalho desenvolvido, etc. Este dever encontra-se no Art. 10, alínea "b". Com relação ao sigilo profissional, é direito do assistente social não revelá-lo. Desse modo, caberá a ele refletir se é pertinente revelar ou não ao substituto, de forma que o próximo profissional tenha conhecimento da informação e possa dar continuidade no trabalho sem também revelar esse sigilo, preservando o usuário. Portanto, não é necessário incinerar o material mas, se possível, repassar ao seu substituto que também deverá agir eticamente quando tomar conhecimento do fato.


    RESPOSTA: ERRADO


  • "exceto o de caráter sigiloso, que deve ser incinerado", olha as ideias hahaha