-
Gabarito errado, deveria ser letra D e não C, pois :
O termo eclâmpsia é utilizado classicamente para designar o surgimento de convulsões tônico�clônicas generalizadas, de coma ou de ambas, durante a gravidez ou o puerpério em gestantes com pré-eclâmpsia (PE), que não estão relacionadas com outras doenças do sistema nervoso central (SNC). Atualmente, há uma tendência a incluir na definição de eclâmpsia a ocorrência de qualquer evidência consistente de comprometimento do SNC nas pacientes com PE
Rotinas em obstetrícia [recurso eletrônico]/Organizadores, Sérgio H. Martins-Costa ... [et al.] – 7. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.
-
Critérios de gravidade para pré-eclâmpsia
Sinais de ECLÂMPSIA IMINENTE : visão turva, diplopia, escotomas cintilantes, cefaleia, tontura, epigastralgia, confusão mental, perda da consciência.
CAB 32: Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde
Pág 181
-
Síndrome HELLP - é o quadro clínico caracterizado por hemólise (H = “hemolysis"), elevação de enzimas hepáticas (EL = “elevated liver functions tests") e plaquetopenia (LP = low platelets count “)". Alternativa A está errada.
Hipertensão grave - O diagnóstico de hipertensão arterial na gravidez é feito quando os níveis pressóricos são iguais ou superiores a 140/90 mmHg, seu agravamento pode levar a pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Alternativa B está errada.
Eclâmpsia iminente – os sintomas de iminência de eclampsia são: cefaleia frontal ou occipital persistente; distúrbios visuais (escotomas, diplopia, amaurose), exatamente os sintomas da grávida do caso apresentado. Alternativa C está correta.
Pré-eclâmpsia grave - a pré-eclâmpsia é classificada em leve ou grave, de acordo com o grau de comprometimento. O caso apresentado é uma pré-eclâmpsia grave na iminência da eclampsia. A terminolgia pré-eclâmpsia moderada é adotada por algumas literaturas no lugar de pré-eclâmpsia leve. Alternativa D e E estão erradas.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.