SóProvas


ID
5537575
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a uma gestante com quadro de emergência hipertensiva, a droga de primeira escolha para o controle da pressão arterial é

Alternativas
Comentários
  • Os inibidores da enzima de conversão da Angiotensina (ex.: Captopril) são contraindicados na gravidez devido à sua associação com restrição do crescimento fetal, oligohidrâmnio, insuficiência renal neonatal e morte neonatal. Alternativa A está errada.

    A metildopa é a droga de preferência como terapia de primeira linha para tratamento de hipertensão na gestante, porém não é utilizado em caso de emergência hipertensiva. Alternativa B está errada.

    A hidralazina é um anti-hipertensivo utilizado no quadro de emergência hipertensiva. Alternativa C está correta.

    O sulfato de magnésio é indicado para prevenir convulsões recorrentes em mulheres com eclâmpsia, assim como o aparecimento de convulsões naquelas com pré-eclâmpsia. Alternativa D está errada.

    O nitruprussiato de sódio às vezes é necessário para a hipertensão que não responde a hidralazina ou nifedipina e se houver sinais de encefalopatia hipertensiva. Alternativa E está errada.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 5. ed. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
  • 1° escolha : Hidralazina
  • De acordo com o manual técnico para gestação de alto risco, as drogas anti-hipertensivas de ação rápida para gestantes são hidralazina ou nifedipina