-
GABARITO: A
Quando nos referimos ao método PERT-CPM, muitos não sabem que são, na verdade, duas ferramentas. O método PERT (Program Evaluation and Review Tecnique) foi desenvolvido pela Marinha norte americana para o desenvolvimento de mísseis.
Já o método CPM (Critical Path Method), também conhecido como o método do caminho crítico, foi desenvolvido por James Kelley Jr. e Morgan Walker.
Um diagrama CPM mostra cada passo de um projeto. Isso engloba todas as atividades do projeto, com o tempo estimado que cada atividade levará para ser finalizada, bem como a sequência das atividades e suas dependências, ou seja, quais são as atividades que devem estar prontas para que cada atividade possa começar.
Com esse diagrama, podemos identificar qual é o caminho crítico para a entrega do projeto. O caminho crítico seria a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto.
A diferença que existe entre PERT e CPM está na maneira como o tempo é tratado: o CPM utiliza valores determinísticos, enquanto o PERT permite utilizar três estimativas de tempo e a distribuição Beta para a determinação do tempo mais provável, sendo, portanto, um modelo probabilístico.
Fonte: Professor Rodrigo Rennó
---------------------------------------------------------------
Portanto:
PERT ---> Probabilístico
CPM ---> DeterMinístico
-
GAB A
PERT E CPM
Na aplicação do CPM, consideram-se tempos determinísticos; na da PERT, trabalha-se com tempos probabilísticos, com o emprego de três estimativas de tempo: otimista, pessimista e mais provável.
- A PERT é Probabilística em relação aos prazos.
- O CPM é Determinístico em relação aos prazos.
O CPM (Critical Path Method), ou Método do Caminho Crítico: O CPM adota apenas uma única estimativa de duração para cada atividade do projeto. Ou seja, o CPM é determinístico em relação aos prazos. O método CPM tem por objetivo determinar a menor duração possível do projeto (estimar a duração mínima de um projeto).
A PERT (Program Evaluation Review Technique), ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas (ou Método da Estimativa de Três Pontos), é uma técnica utilizada para estimar a duração das atividades de um projeto, baseando-se em incertezas probabilísticas (distribuição de probabilidade do tipo Beta). Ou seja, a PERT é probabilistica em relação aos prazos.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
PERT e CPM são técnicas utilizadas no Gerenciamento de projetos
As duas permitem estimar quanto tempo o projeto vai demorar. Diminuem os imprevistos e permitem cronogramas realistas. São técnicas semelhantes, que podem até ser utilizadas de maneira conjunta, complementar.
CPM - Método do caminho crítico
- Uma estimativa por atividade do projeto
- Estimar a duração mínima do projeto
- Sequência lógico-evolutiva
- Grau de flexibilidade nos caminhos lógicos
- DeterMinístico
- Caminho crítico (a sequência mais longa de atividades)
PERT - Técnica de avaliação e revisão de programas ou método da estimativa de 3 pontos
- Duração das atividades através de incertezas probabilísticas
- 03 estimativas possíveis: Pessimista, Realista e Otimista.
- Estimativa final = média ponderada das 3 estimativas. Estimativa realista com peso 4 e pessimista e otimista com peso 1.
- Análise de tempo de duração do projeto
- Pode estimar custos também
- Probabilística
Resumo com base no material elaborado pelo Prof. Stefan Fantini
A
-
GAB: A
DIFERENÇAS PERT x CPM:
● A principal diferença entre os métodos PERT e CPM encontra-se no tratamento das estimativas e na capacidade de incluir atividades repetitivas ou não repetitivas
● O CPM utiliza uma única estimativa de tempo para cada atividade, baseada no conhecimento prévio adquirido em trabalhos idênticos, enquanto que o PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade (otimista, mais provável e pessimista)
● A rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4122568/course/section/1068799/PMR3507-PERT-CPM.pdf