SóProvas


ID
5538433
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da realização do teste do valor recuperável, assinale a opção que indica a situação em que não é necessário avaliar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo imobilizado. 

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de conceitos trazidos pelo CPC 01 (R1): Impairment.

    Segundo o item 8 do CPC 01, "O ativo está desvalorizado quando seu valor contábil excede seu valor recuperável

    1. Valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas. 
    2. Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso. 
    • Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.
    • Valor justo líquido de despesa de venda é o montante a ser obtido pela venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa em transações em bases comutativas, entre partes conhecedoras e interessadas, menos as despesas estimadas de venda"

    Todavia, nos termos do item 19 do CPC 01, "Nem sempre é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Se qualquer um desses montantes exceder o valor contábil do ativo, este não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar o outro valor".

    ⇛ Resolução: assinale a opção que indica a situação em que não é necessário avaliar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo imobilizado

    Pelo o exposto no item 19, se o valor em uso do ativo é maior do que o valor contábil, não é necessário avaliar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo imobilizado.

    Gabarito: Letra A.

  • EXEMPLO BÁSICO PRA VOCÊS

    Uma empresa industrial adquiriu um terreno (ativo com vida útil indefinida) por $100.

    Ao estimar o preço pelo qual venderia um terreno similar, chegou ao valor de $60, e ao refazer as estimativas de fluxos de caixa futuros relacionados ao uso do terreno, chegou ao valor de R$50.

    Em resumo, temos os seguintes dados:

    Valor contábil: $100

    Valor em uso: $50

    Valor justo líquido de despesa de venda: $60

    Para realizar o teste de impairment, devemos calcular o valor recuperável, dado como o maior entre o valor em uso ($50) e o valor justo líquido de despesa de venda ($60) – Logo, o valor recuperável apurado é de $60.

    Uma vez que o valor contábil ($100) é maior que o valor recuperável ($60), é necessário registrar uma perda por impairment de $40 (Valor contábil – valor recuperável = 100 – 60 = 40) neste terreno adquirido por $100.

    Então você só usa essa desgraç@ quando o valor recuperável ou o valor em uso for menor do que o valor contábil... Deu pra entender ?

  • CPC 01: Redução ao Valor Recuperável de Ativos

    .

    Mensuração do valor recuperável:

    19- Nem sempre é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e seu valor em uso. Se qualquer um desses montantes exceder o valor contábil do ativo, este não tem desvalorização e, portanto, não é necessário estimar o outro valor.