SóProvas


ID
5538856
Banca
VUNESP
Órgão
SES - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Henry Fayol propunha a organização linear, que constituía em um dos tipos mais simples de organização. Essa organização linear baseava-se nos seguintes princípios: 

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    • A ORGANIZAÇÃO LINEAR é a estrutura mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém. Características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Formato piramidal, decisão no topo e comunicações em linha ascendente.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • 14 princípios básicos de gestão e liderança para uma organização por Fayol

    1. Divisão do trabalho. ...
    2. Autoridade e responsabilidade. ...
    3. Disciplina. ...
    4. Unidade de comando. ...
    5. Unidade de direção. ...
    6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. ...
    7. Remuneração do pessoal. ...
    8. Centralização.
    9. Hierarquia.
    10. Ordem
    11. Equidade
    12. Estabilidade do Pessoal
    13. Iniciativa
    14. Espírito de Equipe

    Explicação de cada princípio no site: https://fia.com.br/blog/principios-de-fayol/

    @gaubertcarolina

  • O que há de errado na letra B?

  • Não vi erros na letra A

  • A letra A está certa também !
  • A letra A cita "divisão de trabalho" isso faz parte da estrutura funcional.

  • LETRA A: A responsabilidade, na verdade, faz parte da Estrutura Matricial, onde os gerentes possuem mais responsabilidade do que autoridade. A estrutura linear (a mais simples) possui unidade de comando.

  • boa essa questão, ele misturou os princípios com as característica da org linear, por isso que confundiu.

  • A organização linear se baseia nos princípios de: Unidade de comando ou supervisão única Unidade de direção Centralização da autoridade Cadeia escalar A organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear), baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta pela Administração Científica. https://admparaosfortes.blogspot.com/2017/07/tga.html?m=1
  • Alguém saberia apontar os erros de cada alternativa?

  • o FAYOL trabalha com os 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

    e ele também aborda os PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR:

    a. Unidade de Comando ou Supervisão única - cada pessoa tem apenas um único e exclusivo chefe;

    b. Unidade de Direção - todos os planos devem se integrar a planos maiores que conduzam aos objetivos da organização (ver conceito de “Visão Compartilhada” em TGA item 15.8);

    c. Centralização da Autoridade - toda autoridade máxima de uma organização deve estar concentrada em seu topo; e

    d. Cadeia Escalar - A autoridade deve estar disposta em uma hierarquia, isto é, escalões hierárquicos, de maneira que todo nível hierárquico está subordinado ao nível hierárquico superior (autoridade de comando).

    questão misturou as duas coisas .

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Linear.

    A estrutura linear foi inspirada nas principais organizações da época que eram o exército e a igreja. Segundo Chiavenato (2003), a organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal, onde ocorre a supervisão linear, baseada na unidade de comando.

    Neste sentido as principais características da estrutura linear são:

    - Unidade de Comando. (supervisão única.)
    - Linhas formais de comunicação. (cadeia escalar.)
    - Centralização das decisões. (centralização da autoridade.)
    - Aspecto piramidal.
    - Unidade de Direção.

    Na estrutura linear as decisões são centralizadas, pois a linha de comunicação liga cada setor ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, que é a responsável por tomar as decisões.

    Com efeito, na estrutura linear existem linhas formais de comunicação, que podem ser vistas no organograma da organização. Deste modo, segundo Chiavenato (2003), cada gerente centraliza as comunicações em linha ascendente dos subordinados. As comunicações são, portanto, lineares e formais, isto é, limitadas exclusivamente às relações formais descritas no organograma.

    O aspecto piramidal existe, pois à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos, ou seja, por causa da centralização da autoridade no topo da organização.

    Segundo Chiavenato (2003), lista as principais vantagens e desvantagens da estrutura linear, que são descritas na tabela abaixo:


    Fonte: Chiavenato, 2003, pág. 207.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra D, uma vez que, conforme explicação acima, a estrutura linear possui como características a supervisão única, unidade de direção, centralização da autoridade e cadeia escalar.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. – 7ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Muitos comentários estão fazendo uma confusão

    existem os 14 principios da adm de Fayol que são :

    Divisão do trabalho./ Autoridade e responsabilidade./ Disciplina./Unidade de comando./Unidade de direção./Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais./Remuneração do pessoal./Centralização da autoridade/ Hierarquia./ Ordem/ Equidade/ Estabilidade do Pessoal/ Iniciativa/ Espírito de Equipe

    e se vc olhar todas as 5 opções estão falando esses principios, dai a confusão. Mas (segundo o livro do Chiavenato) o Fayol define 4 principios da adm linear que são:

    Unidade de comando e supervisão.Unidade de direção.Centralização de autoridade.Cadeia escalar.

    exatamente a letra D