Fórmulas infantis à base de proteína de soja : Indicadas como primeira opção somente para crianças de seis a vinte e quatro meses com APLV mediadas por IgE 11,23 . O uso de fórmulas infantis à base de proteína de soja (FS) para crianças menores de seis meses, devido aos riscos de efeitos adversos, não é recomendado pelas sociedades científicas internacionais e nacionais.
Fórmulas infantis para necessidades dietoterápicas específicas à base de proteína extensamente hidrolisada: As fórmulas infantis para necessidades dietoterápicas específicas à base de proteína extensamente hidrolisada (FEH) são toleradas em 90% dos casos de crianças menores de seis meses e em 95% das crianças acima de seis meses2,24,25,26. Assim, as FEH são indicadas como primeira opção para todas as crianças até vinte e quatro meses com APLV mediadas e não mediada por IgE3,4,5 .
Fórmulas infantis para necessidades dietoterápicas específicas à base de aminoácidos livres: Somente 10% das crianças menores de seis meses e 5% das crianças acima de seis meses não toleram FEH2,24,25,26, sendo necessário o uso de fórmulas infantis para necessidades dietoterápicas específicas à base de aminoácidos livres (FAA)3,4,5. Estas fórmulas também devem ser a primeira opção em casos em que as crianças com APLV apresentem sintomas graves, como desnutrição proteico-energética moderada ou grave com descompensação metabólica (desidratação, acidose), sangramento intestinal intenso e anemia grave, dermatite atópica grave e generalizada, com hipoproteinemia e comprometimento no crescimento.
C