SóProvas


ID
553942
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Partidos arquitetônicos que obtenham soluções com elevada inércia térmica, aberturas pequenas sem conveniência de ventilação, construções compactas e agrupadas sombreando umas às outras, uso de água em pátios internos como elemento de alteração de microclimas são elementos adequados aos climas

Alternativas
Comentários
  • A resposta do gabarito a esta questão é equivocada. A resposta correta deveria ser a letra C: quente e seco.

    Clima quente e seco
    Para permitir a adequação da temperatura interna às variações externas (que nesse clima variam muito do dia para a noite) é necessário o uso de materiais com grande inércia térmica, ventilação interna (por meio de pátios). O uso da água nos pátios internos contribui também para a manutenção de uma umidade relativa confortável nos ambientes internos. E a solução de sobreamento dos edifícios sobre os outros contribui para reduzir a carga térmica do sol direto nas construções.

    Clima quente e úmido
    Para permitir a adequação da temperatura e o conforto ambiental interno, é necessário garantir uma implantação que possa garantir a ventilação em todos os ambientes internos, de maneira cruzada, tornando necessário o isolamento dos edifícios e não sua aglutinação. Como neste clima a temperatura varia muito pouco entre os dias e as noites, é necessário o emprego de materiais de baixa inércia térmica, para facilitar a dissipação do calor interno armazenado.

    Além do mais, a questão relaciona características (ex. pátio interno c/ uso de água) de cidades de regiões desérticas como as do Oriente Médio e Norte da África, por exemplo,que tem o clima quente e seco.


  • construções compactas não são recomendadas a climas quentes