SóProvas


ID
5539420
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os processos básicos de cocção podem ser realizados por meio de calor úmido, seco ou misto.


Assinale a opção que indica o método de cocção por calor seco.

Alternativas
Comentários
  • opa.... fritar também é calor seco....
  • Refogar não pode ser o gabarito é um tipo de calor misto, o alimento é frito em pouca gordura e termina de cozinhar no vapor. Pode-se acrescentar uma pequena quantidade de líquido. Ex.: Cebola, chuchu, abobrinha e arroz.

    O gabarito certo dessa questão é fritar

  • Calor seco:

    • Grelhar. Método bastante comum no dia a dia, indicado para alimentos como bifes macios, hambúrgueres e vegetais. ...
    • Assar no forno. ...
    • Assar ao ar livre. ...
    • Fritar. ...
    • Saltear/selar. ...
    • Ferver. ...
    • Cozinhar a vapor. ...
    • Refogar.

    Conferi que a banca não mudou a resposta no gaba oficial.. Permaneceu Refogar!

    FRITAR  - CALOR SECO INDIRETO

    Umas das técnicas mais conhecidas na culinária nacional, proporcionando um produto final crocante em sua superfície, corado e com umidade em seu interior. O ato de fritar consiste na imersão do alimento em algum tipo de gordura ou óleo alimentício que se encontre em alta temperatura, ocorrendo transmissão de calor da panela para o óleo por condução, e do óleo para o alimento por convecção (indiretamente). Este método utiliza elevada quantidade de gordura (quando trata-se de fritura de imersão), e deve ser utilizado observando a temperatura, e qualidade do óleo, visto que trata-se de um método de cocção rápido e deve-se evitar a absorção pelo alimento preparado.

    REFOGAR (COM OU SEM USO DE TAMPA) - CALOR SECO DIRETO

    Neste método ocorre transferência de calor por condução, na qual o alimento que se deseja trabalhar (em peças pequenas) deve estar depositado em um recipiente que contenha algum tipo de gordura, bem como o líquido liberado pelo próprio alimento durante a cocção. Caso o processo ocorra na ausência de tampa haverá evaporação, e por consequência, concentração dos líquidos presentes no recipiente, concentrando sabores e aromas. Trata-se de um método rápido, preservando a existência de nutrientes e aromas.

    1. Araújo, HC; Ramos, KL; Botelho, RBA; Zandonadi, RP. Transformação dos Alimentos: Carnes Víceras e Produtos Cárneos. In: Araújo, WMC; Montebello, NP; Botelho, RBA; Borgo, LA. Alquimía dos Alimentos. 2° Edição.Editora Senac; 2013. p. 176-181.
    2. Larousse. Conhecimentos de base - Cozimento dos Alimentos. In: Larousse. Mestre-cuca Larousse: 1800 receitas. São Paulo. 1° Edição. Editora Larousse do Brasil Participações Ltda; 2007. p.18-20.
    3. Larousse. Formas de Cozimento. In: Larousse. Larousse da Cozinha Prática. São Paulo. 1°Edição. Editora Larousse do Brasil. 2006. p.16-19.
    4. Kövesi, B; Siffert, C; Crema, C; Martinoli, G. Cocção - Métodos de Cocção. In: Kövesi, B; Siffert, C; Crema, C; Martinoli, G. 1° Edição. Editora: Companhia Editora Nacional; 2008. p. 41-49.

  • Método de cocção:

    Calor seco: ocorre na ausência da água. Em função da desidratação promovida pelo calor, as substâncias presentes nos alimentos ficam concentradas em seu interior.

    Calor seco:

    Com ar: Assar no forno

    Assar no espeto

    Grelhados

    Com gordura: Saltear

    Frigir

    Fritar