*Callista Roy* De acordo como o Modelo de Adaptação de Roy, a pessoa é vista como um ser adaptável com mecanismos que permitem a adaptação de comportamentos em resposta aos estímulos ambientais. De fato, a pessoa é o enfoque central dos cuidados de enfermagem, visando-se sempre a melhoria dos cuidados prestados baseados em investigação.
*Wanda Horta* "A enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência atraves da educação, de recuperar, manter e promover sua saúde, contando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais.
*Hildergard Peplau* A Teoria das Relações Interpessoais, desenvolvida em 1952 por Hildegard Peplau, enfoca a importância da relação enfermeiro-paciente. Enfermeiros são capazes de provar melhor atendimento aos seus pacientes, se eles constroem um forte relacionamento com base no respeito mútuo.
*Florence Nightingale* Florence incentivava e exigia infraestrutura humanitária e social para seus pacientes. Como a situação era de guerra, ela entendia a importância de buscar formas de bem-estar, não apenas no âmbito da saúde, mas em aspectos sociais.
*Medeline Leininger* Madeleine Leininger, com sua Teoria Transcultural, propõe uma visão de mundo que permite ao enfermeiro planejar junto com a cliente os cuidados, preservando as características culturais diversas e/ou comuns do grupo ao qual pertence.