-
Lida a questão, vamos à resolução:
Angina de Prinzmetal causa desconforto anginoso, o qual ocorre principalmente durante o repouso, geralmente no período da noite. Falta de ar e sudorese não são típicos desse tipo de angina. Alternativa A, C e E estão erradas.
Os dados mais característicos para o diagnóstico de angina variante são a elevação do segmento ST na presença de dor e a regressão do supradesnível com o alívio do sintoma. Alternativa B está errada.
Angina de Prinzmetal é caracterizada por dor com o indivíduo em repouso, geralmente à noite, e não durante o esforço e ainda, pelo supradesnível do segmento ST no ECG. Alternativa D está correta.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST. Arq Bras Cardiol 2014; 102(3Supl.1):1-61.
-
Angina de Prinzmetal é uma síndrome caracterizada por episódios de dor tipo isquêmica que ocorrem em repouso. É causada por um vasoespasmo (estreitamento temporário de um vaso) coronariano. Essa síndrome não cursa com elevação enzimática característica do IAM. Essa síndrome é causada por um espasmo focal de uma artéria coronária epicárdica, levando a isquemia miocárdica grave. Embora frequentemente acredite-se que o espasmo ocorra em artérias sem estenose, muitos pacientes com angina de Prinzmetal apresentam espasmo adjacente a placas ateromatosas. A causa exata do espasmo não está bem definida, mas pode estar relacionada à hipercontratilidade do músculo liso vascular devido a mitógenos vasoconstrictores, leucotrienos ou serotonina. Em alguns pacientes, é uma manifestação de distúrbio vasoespástico e está associado à migrânea, fenômeno de Raynaud ou asma induzida por aspirina.
O achado eletrocardiográfico clássico em um paciente com angina variante de Prinzmetal é a elevação do segmento ST durante o episódio isquêmico. A presença de depressão do segmento ST no ECG durante a angina, devido a vasoespasmo coronariano, pode ser atribuída à isquemia subendocárdica causada pela oclusão incompleta de uma artéria coronária epicárdica e pelo aumento transitório do fluxo coronariano sustentado pela circulação colateral.
Gabarito: D
https://www.scielo.br/j/abc/a/Y6J9RNqFrwLctg35VHM8mRw/?lang=pt
-
B - Evidência de isquemia no ECG, mas sem sinais e sintomas = ISQUEMIA SILENCIOSA
C - Dor torácica intensa e incapacitante, que surge subitamente e dura mais de 20 min e não alivia com repouso = ANGINA INTRATÁVEL OU REFRATÁRIA
D - ANGINA PRINZMETAL
E - Dor previsível e consistente que ocorre sob esforço e melhora com repouso e nitroglicerina = ANGINA ESTÁVEL