Os cuidados de enfermagem relacionados ao paciente com uso de BIA estão voltados para:
manter o paciente em decúbito reto e dorsal, evitar manipulação excessiva do paciente, restringir o membro onde o catéter está inserido evitando que o paciente dobre a perna e ocorra a formação de pseudoaneurismas.
Deve-se ainda afastar qualquer risco de trombose ou oclusão arterial; manter a funcionalidade correta do BIA, checando sempre a monitorização do paciente ao console; manter a funcionalidade correta da curva de pressão arterial média, prevenindo que o gás Hélio acabe e estar atento sempre a possíveis arritmias cardíacas.
Um dos cuidados de enfermagem com o paciente com BIA é o posicionamento correto no leito, onde a cabeceira da cama não deve ultrapassar 45°, mantê-lo em decúbito dorsal e o membro em que está inserido o cateter precisa permanecer o mais imóvel possível. Alternativa A está correta.
O cateter auxilia na redução da pós carga durante a sístole e não na diástole. Os principais objetivos da sua utilização incluem o aumento do suprimento de oxigênio para o miocárdio, a redução do trabalho do ventrículo esquerdo e a melhora do débito cardíaco. Alternativa B está errada.
O BIA é utilizado como suporte hemodinâmico em pacientes cardiopatas com disfunção ventricular esquerda, seu principal uso consiste no cuidado do paciente em choque cardiogênico. Alternativa C está errada.
O BIA aumenta a pressão de perfusão das artérias coronárias durante a diástole. Alternativa D está errada.
No paciente com BIA a cabeceira da cama não deve ultrapassar 45°. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Mistura C, Maldaner CR, Silveira CL, et al. O Cuidado de Enfermagem no Paciente em Uso de Balão Intra-aórtico. Revista Contexto & Saúde, Ijuí. v. 10, n. 20, Jan./Jun. 2011.