-
"Correspondem, portanto, às linguagens documentárias, as seguintes funções:
a) organizar o campo conceitual da representação documentária [...] Em uma leitura sintética, pode-se afirmar que dois aspectos permeiam tais fatores. O primeiro é a correspondência entre o sistema de significação do domínio em questão e a linguagem documentária, o que configura, no plano conceitual, a chamada "garantia literária". Quer dizer, o sistema conceitual aparente na literatura observada deve ser o mesmo da linguagem documentária. O segundo é a adequação da linguagem documentária ao perfil do grupo de usuários em questão, o que representa a garantia conceitual do uso, ou "garantia do usuário.
[...]
b) servir de instrumento para a distribuição útil dos livros ou documentos. Essa função é cumprida pelas classificações bibliográficas, sendo que as mais utilizadas até hoje são a CDD (Dewey Decimal Classification) e a CDU (Classificação Decimal Universal), as quais foram construídas pelo método dedutivo, unidimensional e misto, respectivamente, onde se agrupam assuntos de acordo com as disciplinas do conhecimento.
[...]
c) controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária [...] Além de economizar símbolos, eliminar redundâncias e condensar informações, as linguagens documentárias facilitam a modulação das questões (hierarquização da informação), generalizando-lhes ou especificando-lhes a compreensão, mediante a organização semântica. " (DODEBEI, 2002, p. 57-58)
Gabarito: D
Fonte:
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.
-
As funções das linguagens documentárias são o tema central desta questão.
As linguagens documentárias são linguagens estruturadas e controladas utilizadas para estabelecer e facilitar a comunicação entre sistemas de informação e seus usuários.
As funções das linguagens documentárias consistem em:
1. organizar o campo conceitual da representação documentária consiste tanto no estabelecimento da correspondência entre o sistema de significação do domínio em questão e a linguagem documentária, quanto na adequação da linguagem documentária ao perfil do grupo de usuários em questão.
2. servir de instrumento para a distribuição útil dos livros ou documentos refere-se ao uso dos sistemas de classificação bibliográfica como a CDD e a CDU.
3. controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária está ligada a economia dos símbolos, a eliminação das redundâncias e a condensação informações, padronizando e unificando os formatos utilizados.
Desta forma, identificamos a sequência 2, 3, 1 e 1 (D) como correta.
Gabarito do Professor: Letra D .
-
1. organizar o campo conceitual da representação documentária
2. servir de instrumento para a distribuição útil dos livros ou documentos
3. controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária
2..( servir de instrumento para a distribuição útil dos livros ou documentos ) é função cumprida pelas classificações bibliográficas
3. (controlar as dispersões léxicas, sintáticas e simbólicas no processo de análise documentária ) elimina redundâncias e condensa informações
1.( organizar o campo conceitual da representação documentária) favorece a correspondência entre o sistema de significação do domínio e a linguagem documentária
1. ( organizar o campo conceitual da representação documentária) promove a adequação da linguagem documentária ao perfil dos usuários.