Conforme Vergueiro (1989, p. 21-22):
Bibliotecas especializadas ou de empresas: existem para atender às necessidades das organizações a que estão subordinadas e, por isso - mais do que qualquer uma das outras -, têm seus objetivos muito melhor definidos. Provavelmente, a diferença maior no desenvolvimento de coleções de bibliotecas especializadas é a presença, com muito maior frequência, de materiais não convencionais - relatórios, patentes, pré-prints, etc. - que exigem dos bibliotecários um enorme esforço para localização e obtenção dos itens desejados.
Gab. E
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os processos de desenvolvimento de coleções.
O desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas tem como característica importante a seleção de materiais que diversifiquem o acervo, permitindo que o usuário encontre documentos que vão além dos tipos tradicionais como livros e periódicos.
Nas bibliotecas especializadas, principalmente nas de empresas ou agências de pesquisa, a consulta a fontes de informação não convencionais é de grande importância para as práticas de pesquisa da comunidade usuária.
Relatórios, patentes e preprints (letra E) são exemplos de materiais não convencionais que podem ser um pouco mais difíceis de serem obtidos, mas que são de grande riqueza em termos de conteúdo para usuários de bibliotecas especializadas.
As outras opções são formadas por fontes de informação mais tradicionais e não constituem o tipo pedido no enunciado.
Gabarito do Professor: Letra E .