-
Ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade.
A coerência e universalização são requisitos éticos, porém não suficientes para definir de a conduta é aceitável diante de um conflito de valores.
-
Errado.
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) QUERO?; (2) DEVO?; (3) POSSO?
Quando você tem paz de espírito?
Quando tem um pouco de felicidade?
Resposta: quando aquilo que você quer é o que você deve e pode fazer.
► Nem tudo que você quer você pode; nem tudo que você pode você deve; e nem tudo que você deve você quer. Assim sendo, você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.
SINTETIZANDO
Coerência e universalização são requisitos éticos, porém não se pode definir uma conduta, como eticamente aceitável, limitando-a as dois princípios.
-
A ética é um estudo reflexivo da moral, tudo que tenta restringi-la estará errado.
- "são suficientes ..." não!
-
Eu segui a lógica de que se existem mais princípios, então todos devem ser aplicados, apenas um ou outro não seria suficiente, do contrário, não haveria todos esses princípios.
-
Os princípios da coerência e da universalização são suficientes para se definir, diante de um conflito de valores, se uma conduta é eticamente aceitável. ERRADO.
O uso de princípios de racionalidade como coerência e universalização podem ser úteis para o servidor avaliar se sua conduta é ética. – Verdadeiro, AGORA, num conflito de valores, quando mais de uma obrigação ética estiver envolvida numa escolha, os princípios de coerência e universalização não são plenamente capazes de determinar se uma conduta é eticamente aceitável.
-
Os princípios da coerência e da universalização são suficientes para se definir, diante de um conflito de valores, se uma conduta é eticamente aceitável.
Alternativas
Certo
Errado
Ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade.
A coerência e universalização são requisitos éticos, porém não suficientes para definir de a conduta é aceitável diante de um conflito de valores.
-
A ética não faz juízo de valor, mas sim reflete acerca de determinada realidade.
-
“ são suficientes “ já deixa a entender que está faltando algo mais.
-
O agir ético leva em consideração a ação, a intenção e a circunstância
-
MEUA MIGO, não acerto uma dessa matéria ;(
-
A conduta de ética no serviço público não é baseada apenas na constituição. Em casos de Utilitarismo, por exemplo, o indivíduo pode passar por cima de direitos da constituição para manter o bem maior, que é o coletivo.
Ex: Bandido possui uma sequência de 10 vítimas. O que o policial pode fazer? quebrar o direito a vida e, em caso extremamente necessário, tirar a vida do bandido para salvar a todos ( bem coletivo) , ou manipular estratégias que podem ou não dar certo, para que conclua a prisão do indivíduo e resgate todas as vítimas.
Sabendo que a ética no serviço público não se baseia apenas na constituição, temos algumas regras/doutrinas que a mesma deve se basear também.
Regras imperativas:
-Proíbem ou ordenam alguma ação
Regras construtivas:
-Orientam o sujeito a realizar a ação