SóProvas


ID
5541478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A respeito do inquérito policial, julgue o item seguinte.


Concluído o inquérito policial em que se investiga crime de ação penal privada, os autos deverão, obrigatoriamente, ser entregues ao ofendido ou seu representante legal, mediante traslado. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    " CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."

  • " CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."

  • GAB ERRAD0- CPP- Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • Erradíssimo. Entrega ao ofendido e manda ele se virar... KKKKKKKKKK

  • Nas ações penais privadas, os autos do IP somente serão entregues ao requerente se houver requerimento por parte deste e mediante translado.

  • kkkkkkkkkk, o representante que resolva né. que piada em CESPE

  • GABARITO: ERRADO

    Concluído o inquérito policial em que se investiga crime de ação penal privada, os autos deverão, obrigatoriamente, ser entregues ao ofendido ou seu representante legal, mediante traslado. 

    CPP: art. 19. "...onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."

    Complementando...

    • No âmbito jurídico, o traslado (também conhecido como apógrafo), é uma cópia de registro , fiel e exata quando comparada com o documento original. É feita pelo escrivão ou o próprio tabelião, sendo que a matriz é trasladada nos autos do processo ou no livro do tabelião.

    "To vendo gnt comentando e destacando coisa que nao tem nada haver com a questao, lembra que aqui é uma ferramenta de estudo, seu comentário pode ajudar ou prejudicar."

  • Art. 19, CPP: Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • ERRADO, na ação penal privada encerrado o inquérito policial, os autos poderão ser entregues ao requerente, se o pedir, mediante o traslado, ou, se não o fizer, deverão ser remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 19. Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • ERRADO. Nessa hipótese (crime de ação penal privada), os autos do IPL também poderão ser remetidos ao Poder Judiciário, onde aguardarão a iniciativa da vítima ou de seu Advogado(a) (CPP, Art. 19). Até a posse, Defensores(as)!
  • CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juiz competente

  • GAB ERRAD0- CPP- Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • ERRADO

    ERRADO

    Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

    ------------------------------------------------------------------------

    APROFUNDANDO:

    Nos crimes de ação penal privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha a qualidade para intentá-la.

    Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2004 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal - Nacional

    Se, em crime de ação penal privada, o ofendido formular requerimento para a abertura do inquérito, e o delegado de polícia, por despacho, indeferir o referido requerimento, caberá recurso ao chefe de polícia por parte do ofendido.

    (X) CERTO

  • -Art. 19. Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

    ⇒ Realizado pelo MP nos casos de ação penal pública condicionada, quando a condição de procedibilidade não for realizada.

  • ERRADO

    Nos crimes em que NÃO couber ação PÚBLICA.

  • se o pedir (ponto.)

  • ERRADO

    serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • CPP: art. 19 Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetido ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.
  • Primeira hipótese:

    • Manda para o Juiz;
    • O juiz aguardará a iniciativa do ofendindo ou seu representante legal

    Segunda hipótese

    • Os autos poderão ser enviados (entregues) diretamente ao requerente, desde que o peça mediante traslado.

    Qualquer erro, corrija-me!

  • GABARITO: ERRADO

     Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

    Gab. E

  • Já que ninguém falou eu falo: traslado é quando a vítima leva o inquérito consigo, para melhor análise e estudo, deixando-se, no cartório, cópia integral do seu conteúdo (traslado). (NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal anotado. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020)

  • Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente (primeira hipótese), onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente (segunda hipótese), se o pedir, mediante traslado.

  • Errado!

    Em regra, os autos serão remetidos para o juízo competente, onde aguardará a manifestação do ofendido.

    O traslado só é realizado quando o requerente solicitar.

    CPP

    Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • ERRADO

    CONCLUÍDO INQUÉRITO POLICIAL EM QUE SE INVESTIGA AÇÃO PENAL PRIVADA, OS AUTOS SERÃO REMETIDOS AO JUÍZO COMPETENTE, ONDE AGUARDARÃO A INICIATIVA DO OFENDIDO OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL, OU SERÃO ENTREGUES AO REQUERENTE, SE O PEDIR, MEDIANTE TRANSLADO.

  • Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado. De acordo com o artigo supracitado, não é OBRIGATÓRIO, apenas se FOR PEDIDO.

  • O Inquérito Policial é um procedimento administrativo, preparatório da ação penal e presidido pelo Delegado de Polícia, que visa apurar as infrações penais e sua autoria , conforme previsto no artigo 4º e seguintes do Código de Processo Penal Brasileiro.


    O Inquérito Policial possui características, como: 1) OFICIOSIDADE: a autoridade policial deverá atuar de ofício; 2) DISCRICIONARIEDADE: diz respeito as condução da investigação e as diligências determinadas pelo Delegado de Policia; 3) ESCRITO: as peças do Inquérito Policial serão reduzidas a termo e juntadas no caderno investigatório; 4) SIGILOSO: com atenção ao acesso do advogado as peças já produzidas e documentadas , conforme súmula vinculante 14 do STF; 5) AUTORITARIEDADE: presidido pelo Delegado de Polícia que é Autoridade Pública; 6) INDISPONIBILIDADE: a Autoridade Policial não poderá mandar arquivar os autos do Inquérito Policial; 7) INQUISITIVO: não há neste momento o contraditório; 8) OFICIALIDADE: o inquérito policial é um procedimento oficial. 

    Com relação aos prazos para o término do inquérito policial, este tem como regra geral o disposto no artigo 10 do Código de Processo Penal, ou seja, 10 (dez) dias se o indiciado estiver preso e 30 (trinta) dias quando estiver solto.



    É preciso ter atenção com relação aos prazos previstos na legislação extravagante, como exemplos a lei 11.343/2006 (lei de Drogas) que prevê o prazo de 30 (trinta) dias para término do inquérito policial quando o indiciado estiver preso e 90 (noventa) dias quando o indiciado estiver solto , e os inquéritos policiais militares, que deverão terminar no prazo de 20 (vinte) dias se o indiciado estiver preso e em 40 (quarenta) dias quando estiver solto.

    Outro ponto desta matéria que é preciso ter atenção é com relação a contagem dos prazos, no caso de indiciado preso a regra a ser seguida é a do artigo 10 do Código Penal: “O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum", ou seja, começa a contar do dia da prisão. Já no caso do indiciado solto o prazo será contado na forma do artigo 798, §1º, do Código de Processo Penal, vejamos: “Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento".        


    A notitia criminis, ou seja, a notícia do crime, é o conhecimento da infração pela Autoridade Policial, que pode ocorrer das seguintes formas:


    1) Espontânea: conhecimento direto pela Autoridade Policial;

    2) Provocada: conhecimento através da provocação de terceiros;

    2.1) requisição do Ministério Público ou do Juiz;

    2.2) requerimento da vítima;

    2.3) delação de qualquer do povo;

    2.4) representação da vítima;

    2.5) requisição do Ministro da Justiça;

    3) coercitiva: conhecimento através da prisão em flagrante.


    A afirmativa da presente questão está incorreta, visto que nos crimes de ação penal privada, concluído o inquérito policial, os autos serão remetidos ao Juízo competente OU se houver pedido, serão entregues ao requerente mediante traslado , artigo 19 do Código de Processo Penal:

    “Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."


    Gabarito do Professor: ERRADO


    DICA: É preciso ter conhecimento da teoria, mas é fundamental ler a lei e TREINAR, por isso, depois de cada exercício vá ao Código e leia onde está prevista a matéria tratada na questão e principalmente os artigos destacados pelo Professor.
  • " CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."

  • QUESTÃO: Concluído o inquérito policial em que se investiga crime de ação penal privada, os autos deverão, obrigatoriamente, ser entregues ao ofendido ou seu representante legal, mediante traslado. 

    GABARITO: ERRADO.

    .

    Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • Se pedir

  • ERRADO

    Crimes de Ação Penal Privada:

    (regra) Os autos são enviados para o Juiz, que aguardará a iniciativa do ofendido ou seu representante legal

    (exceção) Os autos poderão ser enviados diretamente ao ofendido ou seu representante legal, desde que o peça mediante traslado.

  • CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • CPP: art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • E se, no curso do inquérito descobrir-se indícios de ocorrência de crimes de ação penal pública? Ex.: uma lesão corporal ocorrida numa briga de bar. Durante o IP, descobre-se que o agressor, além de usuário de cocaína, trafica a droga.

    Esse IP, ao seu final, será necessariamente entregue ao ofendido?

    Além disso, a assertiva está em desacordo com a redação do art. 19 do CPP:

    "Art. 19. Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado."

  • obrigatoriamente NÃO

  • Art. 19, CP: ... Serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal...

  • GAB ERRAD0- CPP- Art. 19.  Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.

  • Art. 19 do CPP==="Nos crimes em que não couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado".