-
"O valor de registro inicial de um bem produtivo adquirido no exterior corresponde ao custo desse bem em moeda estrangeira, acrescido do imposto de importação, taxas e outros custos, se existentes e expressos em moeda estrangeira, multiplicado pela taxa de câmbio na data da entrada do bem em operação mais outros custos incorridos para colocação do bem em condições de uso."
a taxa de cambio para conversão de bens não monetários leva em conta a data da transação, e não a data em que o ativo foi posto em operação.
-
Gabarito: Errado.
O erro está na data da taxa de câmbio a ser utilizada, que é a data da aquisição (ou do desembaraço aduaneiro) , e não a data da entrada do bem em operação.
-
Na data de entrada no território nacional*
-
Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira.
Portanto, a taxa de câmbio a ser utilizada no caso em tela é aquela vigente no momento do desembaraço aduaneiro do bem adquirido (e não a taxa de câmbio vigente na data em que o bem entrou em operaçã0).
Com isso, incorreta a assertiva.
-
GAB. ERRADO
O valor de registro inicial de um bem produtivo adquirido no exterior corresponde ao custo desse bem em moeda estrangeira, acrescido do imposto de importação, taxas e outros custos, se existentes e expressos em moeda estrangeira, multiplicado pela taxa de câmbio na data da entrada do bem em operação mais outros custos incorridos para colocação do bem em condições de uso.
CORRETO = DATA DA ENTRADA NO TERRITÓRIO NACIONAL.
-
varios professores erraram essas questões, cespe ta osso vey.
-
O erro da questão está no momento que se aplica a taxa de câmbio.
CPC 02:
- 21. Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira.
Essa data da transação também pode ser a data do desembaraço aduaneiro.
RESUMINDO: O ERRO ESTÁ NA DATA QUE SERIA na data de entrada no território nacional.
GABARITO ERRADO.
-
Olá, colegas concurseiros!
Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:
Link: https://go.hotmart.com/S49055693C