Gabarito: CERTO
Literalidade da NBC TSP Estrutura Conceitual: 7.73
Vou tentar simplificar
- O custo histórico é apropriado quando os passivos provavelmente forem liquidados nos termos estabelecidos.
No entanto, o custo histórico não pode ser aplicado para os passivos que não se originam de transação, POR EXEMPLO:
Passivo para o pagamento de danos civis.
É Improvável que o custo histórico forneça informação relevante quando o passivo decorrer de transação sem contraprestação, uma vez que esta não fornece uma representação fidedigna das demandas sobre os recursos da entidade.
- Também se torna difícil aplicar o custo histórico aos passivos que podem variar em seu montante, POR EXEMPLO: Aqueles relacionados a passivos previdenciários.
Passivos previdenciários são passivos atuariais.
O custo histórico reflete o preço da transação ou do evento que deu origem a ele. Ou seja, os valores pagos na época da sua aquisição ou passivos liquidados em condições pré-determinadas.
Passivo atuarial são aqueles que sofrem oscilações em seus montantes, como por exemplo uma indenização, responsabilidade civil, trabalhista, moral, etc.
Então, a conclusão que se chega é a seguinte:
Quando há uma definição de valor a ser liquidado, como ocorre em uma transação que gera um passivo a ser liquidado posteriormente, é fácil a aplicação do custo histórico. Por outro lado, quando essa definição é praticamente impossível, torna-se quase impraticável a aplicação do custo histórico.
Para finalizar:
Uma empresa compra mercadorias para revenda a prazo. Ou seja, precisa pagar o fornecedor após X dias. Esse passivo será liquidado em termos estabelecidos no contrato de negociação.
Mas não é possível estimar o quanto uma empresa irá ter de indenização trabalhista no decorrer de seus anos operativos.
Por isso, a questão se torna correta.
FONTE TEC