Se meu Ativo for = 10, meu Passivo for = 20, então meu PL será = -10.
A = P + PL -> 10 = 20 + (-10) = 10 = 10.
Pela letra B fica: P = A + PL, então 20 = 10 + (-10), portanto 20 = 0. Ou seja, minhas obrigações superaram meus bens e direitos. Conceito de Passivo a descoberto.
pessoal tendo em mente o seguinte:
PL= A-P
A=P+PL
você ja mata muita questão, é lógico que temos que saber o que é passivo a descoberto né, que é quando o passivo é maior que o ativo
daí é só jogar valores que fecham nos dois lados do balanço
P= 50
A= 30
PL=-20
PL= A-P
-20= 30 - 50
-20= -20
ou seja a situação da empresa é negativa
nas alternativas você joga os valores para ver qual bate tá
B) Passivo = Ativo + Patrimônio Líquido.
50= 30 + (-20)
50= 10
meu passivo ficou maior que o ativo
Tipos de Situação Líquidas Existentes Vejamos os tipos de situações líquidas patrimoniais existentes.
1. Ativo > Passivo
Esse é o caso mais comum, especialmente de empresas saudáveis. Se o ativo é maior que o passivo, logo a situação patrimonial é positiva. Ou seja, se a entidade resolvesse parar imediatamente suas operações, os sócios teriam saldo a resgatar.
2. Ativo < Passivo
Esta é a situação líquida em que se “deve mais do que se tem”. Essa parte do Passivo para o qual não temos recursos suficientes para pagar é denominada passivo a descoberto. Essa questão é recorrente em provas! Vejam que a expressão é utilizada pois há um passivo que está descoberto ou como alguns autores chamam patrimônio líquido negativo! Mesmo se nos desfizermos de todos os bens e direitos, não será suficiente para quitar as obrigações.
3. Ativo = Passivo
Nesta situação o ativo é igual ao passivo exigível, não havendo que se falar em resíduo (sobra) para os proprietários no caso de dissolução da empresa, isto é, não existe capital próprio. O total dos bens e direitos é igual aos valores das obrigações dos proprietários.
4. Passivo = 0
Este é o caso típico da constituição da sociedade. Ou seja, o ativo é igual a situação líquida.