SóProvas


ID
5542147
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1)- Apresentação das Demonstrações Contábeis, quando o ciclo operacional de uma entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de

Alternativas
Comentários
  • CPC 26, Item 68 - O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes. Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de doze meses. Os ativos circulantes incluem ativos (tais como estoque e contas a receber comerciais) que são vendidos, consumidos ou realizados como parte do ciclo operacional normal, mesmo quando não se espera que sejam realizados no período de até doze meses após a data do balanço. Os ativos circulantes também incluem ativos essencialmente mantidos com a finalidade de serem negociados (por exemplo, alguns ativos financeiros que atendem à definição de mantidos para negociação no CPC 48 – Instrumentos Financeiros) e a parcela circulante de ativos financeiros não circulantes. (Alterado pela Revisão CPC 12) 

  • A questão exige o conhecimento da norma CPC 26 (R1), especialmente no tocante ao ciclo operacional da entidade.

    A norma afirma que quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, a sua duração pressuposta será de 12 meses, conforme a seguir:

    “68. O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes. Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de doze meses."


    Fonte:

    Item 68 do PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1) - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gabarito: Letra C.

    Sintetizando:

    • Ciclo operacional maior que o exercício social (12 meses): a classificação em circulante e não circulante será com base no ciclo operacional
    • Ciclo operacional menor/igual que o exercício social: a classificação em circulante e não circulante será baseada no período do exercícío.

    Ademais, conforme o CPC 26, quando o ciclo operacional não for identificável, deve-se considerar 12 meses como sendo a sua duração.

    __

    Obs: só para revisar, ciclo operacional, em síntese, é o número em dias desde a aquisição até o recebimento pela venda de um bem.

    __

    Sigamos!

  • Isso também é previsto na Lei 6.404/76, a qual diz também que quando o ciclo operacional for maior do que 12 meses, o exercício social terá duração igual ao prazo desse ciclo.

  • 68. O ciclo operacional da entidade é o tempo entre a aquisição de ativos para processamento e sua realização em caixa ou seus equivalentes. Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, pressupõe-se que sua duração seja de doze meses. Os ativos circulantes incluem ativos (tais como estoque e contas a receber comerciais) que são vendidos, consumidos ou realizados como parte do ciclo operacional normal, mesmo quando não se espera que sejam realizados no período de até doze meses após a data do balanço. Os ativos circulantes também incluem ativos essencialmente mantidos com a finalidade de serem negociados (por exemplo, alguns ativos financeiros que atendem à definição de mantidos para negociação no CPC 48 – Instrumentos Financeiro

  • Ciclo operacional: tempo que um ativo gasta para ser convertido em dinheiro