SóProvas


ID
554299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para a elaboração de um projeto de instalação elétrica industrial, é
necessário conhecer dados relativos ao fornecimento de energia
elétrica, características das cargas e fatores de projeto, como
aqueles referentes a demanda, carga, perda, simultaneidade e
utilização. A partir dessas informações básicas, é possível
desenvolver um projeto racional.

Com relação a esse assunto,julgue os itens que se seguem.

Constatada a necessidade de elevação do fator de carga de determinada instalação elétrica industrial, é adequado proceder à elevação, pois, assim, serão gerados benefícios como otimização dos investimentos da instalação elétrica e redução do valor da demanda de pico.

Alternativas
Comentários
  • O Fator de Carga (FC) é um índice que demonstra se a energia consumida está sendo utilizada de maneira racional e econômica. Este índice varia entre zero a um, e é obtido pela relação entre a demanda média e a demanda máxima, durante um período definido.

    O fator de carga é expresso pela relação entre a energia ativa consumida num determinado período de tempo e a energia ativa total que poderia ser consumida, caso a demanda medida do período (demanda máxima)  fosse utilizada durante todo o tempo.

    A melhoria (aumento) do fator de carga, além de diminuir o preço médio pago pela energia consumida, conduz a um melhor aproveitamento da instalação elétrica, inclusive de motores e equipamentos e à otimização dos investimentos nas instalações.

    O fator de carga da unidade consumidora depende, entre outras coisas, das características dos equipamentos elétricos e do regime de operação dos mesmos, que por sua vez tem relação com a atividade executada no local.
  • carga instalada = tudo que tem no prédio
    demanda = média de potência consumida
    fator de demanda = demanda máxima dividida pela carga instalada (fd = dm/c)
    fator de carga = demada dividida pela demanda máxima (fc = d/dm)
    fator de coincidência ou simultaneidade = demanda máxima do cj. de equipamentos dividida pela soma das demandas máximas de cada equipamento
    fator de diversidade = inverso do fator de coincidência ou simultaneidade (obs.: único fator que é maior que 1)

    Aumentar o fator de carga (mantendo-se o consumo médio, ou demanda) significa diminuir o valor da demanda máxima (ou demanda de pico, ou potência máxima), o que gera uma utilização mais suave da instalação elétrica.