- 
                                B = Onomatopéia C = Comparação D = Comparação 
- 
                                gab. A   A A vida é uma colcha de retalhos. ✅ Metáfora → emprego de uma palavra com sentido q ñ lhe é comum ou próprio. NÃO usa elementos de comparação. B O tique-taque do relógio irritava-o. ❌ Onomatopeia → palavra ou conjunto de palavras que representam um ruído ou som. C A pele da moça era lisa como a seda. ❌ Comparação ou Símile → Usa termos comparativos: como, tal qual, igual a, que nem etc.) D O corredor era veloz como um puma. ❌ Comparação ou Símile → Usa termos comparativos: como, tal qual, igual a, que nem etc.) 
 A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ® CONSTÂNCIA!! 
- 
                                A questão é de figura de linguagens e quer que assinalemos a alternativa em que ocorre metáfora. Vejamos:  . A) A vida é uma colcha de retalhos. Certo. Aqui ocorre uma metáfora, ou seja, uma comparação sem o uso do comparativo "como". Metáfora: é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos. Ex.: "O pavão é um arco-íris de plumas." - Não confundir a metáfora com a comparação. Na comparação, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, etc.):
 Nero foi cruel como um monstro. (comparação) Nero foi um monstro. (metáfora)  . B) O tique-taque do relógio irritava-o. Errado. Aqui ocorre uma onomatopeia. Onomatopeia: consiste no aproveitamento de palavras cuja pronúncia imita o som ou a voz natural dos seres. É um recurso fonêmico ou melódico que a língua proporciona ao escritor. Ex.: "Pedrinho, sem mais palavras, deu rédea e, lept! lept! arrancou estrada afora."  . C) A pele da moça era lisa como a seda. Errado. Aqui ocorre uma comparação. Comparação: consiste em pôr em confronto pessoas ou coisas, a fim de lhes destacar semelhanças, características, traços comuns, visando a um efeito expressivo. Ex.: Eles não têm ideal: são como folhas levadas pelo vento.  . D) O corredor era veloz como um puma. Errado. Aqui ocorre uma comparação.  . Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.  . Gabarito: Letra A  
- 
                                A letra C e D já dava a resposta (como) 
- 
                                Metáfora: Tipo de comparação em que não aparece explicitamente. Ex:A vida é uma colcha de retalhos.   A vida é como uma colcha de retalhos     LETRA: A 
- 
                                 LETRA A). 
   B - ERRADO. Trata-se de onomatopeia.   C - ERRADO. Quando há uma comparação explícita, trata-se de símile.   D- ERRADO. Quando há uma comparação explícita, trata-se de símile. 
- 
                                Assinalar a alternativa em que ocorre metáfora:   Alternativas   A A vida é uma colcha de retalhos.- Ocorre Matáfora, pois faz comparação,mas comparação implícita, por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. B O tique-taque do relógio irritava-o.- Ocorre Onomatopéia . C A pele da moça era lisa como a seda.-  Ocorre comparação. D O corredor era veloz como um puma.- Ocorre comparação.