SóProvas


ID
5543635
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cerro Largo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O mecanismo pelo qual os íons sódio ganham entrada ao axoplasma do nervo, iniciando, assim, um potencial de ação, é alterado por anestésicos locais. A membrana nervosa continua em um estado polarizado, porque os movimentos iônicos responsáveis pelo potencial de ação deixam de se desenvolver. Como o potencial elétrico da membrana permanece inalterado, as correntes locais não se desenvolvem, e o mecanismo autoperpetuante de propagação de impulsos é paralisado. Um impulso que chega a um segmento nervoso bloqueado é parado, porque não é capaz de liberar a energia necessária para continuar a sua propagação. Assinalar a alternativa que apresenta a denominação do bloqueio nervoso produzido por anestésicos locais:

Alternativas
Comentários
  • Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação. A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular. Porém, a ligação específica ocorre no meio intracelular, por isso é necessário que o anestésico local em sua forma molecular ultrapasse a membrana plasmática para então bloquear os canais de sódio. É provável que exista um segundo mecanismo de ação dos AL, que envolve a inativação dos canais de sódio pela incorporação de moléculas de AL na membrana plasmática (teoria da expansão da membrana plasmática). 

    https://tutoriaisdeanestesia.paginas.ufsc.br/files/2013/05/Farmacologia-dos-anestesicos-locais.pdf

    O bloqueio anestésico local é dos canais de cálcio e SÓDIO, sendo do tipo não despolarizante, ou seja, impedindo a despolarização e assim a propagação do impulso nervoso.