SóProvas


ID
5543854
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Kevin Lynch, “[...] as imagens do meio ambiente são o resultado de um processo bilateral entre o observador e o meio. O meio ambiente sugere distinções e relações, e o observador - com grande adaptação e à luz dos seus objetivos próprios – seleciona, organiza e dota de sentido aquilo que vê.” Em sua metodologia de leitura ambiental – perspectiva e cognitiva, Lynch se baseia em cinco categorias. Sobre elas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Kevin Lynch elege cinco elementos: vias e caminho, limite, bairro, ponto nodal e marcos como aspectos orientadores que tornam a cidade mais legível e a fazem funcionar como lugar.

    Gabarito: A

  • Kevin Lynch: 5 elementos

    -Via: canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove de modo habitual, ocasional ou potencial. Ex: ruas, alamedas, avenidas, via aquática, ferrovias.

    -Limites: quebra da continuidade de determinada área, fronteiras (penetráveis ou não), que determinam uma diferença entre localidades, mas também a relação entre elas. Ex: muro, parede, corpos d'água, ferrovia.

    -Bairros: determinado por suas extensões bidimensionais, se configuram como uma divisão formal muito recorrente das áreas da cidade.

    -Pontos Nodais: junção, cruzamento e convergências de vias e momentos de passagem de uma estrutura para a outra. Podem ter natureza tanto de conexões como de concentrações. Ex: pontos de encontro em esquinas e praças.

    -Marcos: pontos de referência externos; se distinguem dos pontos nodais por não serem penetráveis, entretanto um edifício pode ser um marco quando utilizado pelo observador apenas como referência visual externa. Podem ter menores ou maiores escalas. Ex: pequenas placas de sinalização, montanhas, sol, Estátua da Liberdade.