SóProvas


ID
5543902
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pegar o bonde andando


    Expressão antiga. Literalmente, era tomar o veículo em movimento, com cuidado para não levar um espetacular tombo e perder uma perna nessa travessura. Em sentido não literal, significa “pegar uma conversa pela metade, entrar num assunto sem saber direito do que se trata”. Mas falemos do bonde propriamente dito. Se você é jovem, não deve tê-lo conhecido. Portanto, é bom saber que, durante décadas, ele foi figurinha fácil na paisagem urbana das maiores cidades brasileiras.

    O berço do vocábulo é curioso. O dinheiro que financiou os primeiros desses veículos que circularam entre nós no século 19 veio de um empréstimo negociado com a Grã-Bretanha. Para garanti-lo, foram emitidos bonds (títulos a receber). Esses bonds, usados pelos passageiros, exibiam a figura do veículo. O nome pegou e o povo passou a chamar de “bonde” não só o bilhete, mas o próprio veículo.

    O bonde deixou saudade. Gente da terceira e até da quinta idade ainda se lembra da popular figura do “almofadinha”. Como os bancos dos bondes eram de madeira, sem muito conforto, esses sujeitos levavam almofadas onde se sentavam durante a viagem e, vento no rosto, iam cultivando seus sonhos.

    Enquanto isso, o cobrador, pendurado no estribo, ia cobrando a passagem, e, às vezes, era obrigado a ouvir os mais gozadores assim cantarolando: “Din din din din, dois pra Light e um pra mim” (Light era a concessionária que prestava o serviço).


(Márcio Cotrim. Revista Língua Portuguesa, fevereiro de 2014. Adaptado)

O sinal indicativo de crase foi corretamente empregado na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    a) O texto selecionado propõe-se à explicar a origem do termo “bonde”. → Errado. Não há crase antes de verbos.

     

    b) No século 19, o bonde tornou-se um veículo adequado à grandes metrópoles. → Errado. Não há crase antes de palavras no plural, salvo se o artigo do substantivo estiver pluralizado. Portanto o correto seria: "tornou-se um veículo adequado A grandes metrópoles" ou "tornou-se um veículo adequado ÀS grandes metrópoles"

     

    c) Em meio à correria do dia a dia, alguns faziam a travessura de subir no bonde em movimento. → Correto. Em meio A algo. O termo pediu a preposição A e, visto que temos um substantivo feminino (a correria), ocorrerá a crase: Em meio A + A correria→ Em meio À correria;

    ➥ Macete dos Qcolegas: Para descobrir se há crase, substitua por uma palavra masculina. Se aparecer ao, haverá crase. Quer ver só? Em meio AO entorno. Opa! Apareceu ao, logo há crase na frase original, beleza? Não se esqueça de ter cuidado com as proibições da crase.

     

    d) Alguns levavam almofadas para se sentar a fim de que os bancos dessem mais conforto à eles. → Errado. Não há crase antes de pronomes do caso reto (eu, tu, ele...)

     

    e) Os versinhos cantarolados por alguns passageiros mencionavam à Light, que era uma empresa estrangeira. → Errado. Quem menciona, menciona alguém. Como o verbo é transitivo direto, não pede preposição e, por isso, o acento indicativo de crase não pode ser aplicado aqui. Lembra que a crase é a junção da preposição + artigo? Se não temos preposição, não temos crase.

    • Macete: Mencionavam O amigo. Não apareceu AO, logo não há crase.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • " EM MEIO AO CORRE CORRE "

  • agora a grande questão é como fazer para substituir as palavras femininas ex : a lith como substituir ou seja como achar uma palavra femina que vá fazer isso ?

  • GAB-C

    Em meio à correria do dia a dia, alguns faziam a travessura de subir no bonde em movimento.

    Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.

    NÃO ADIANTA SER O 01 NA PROVA ESCRITA, E NÃO CONSEGUIR FAZER UMA FLEXÃO OU UMA BARRA. VÁ TREINAR!!!

  • se latiu tem crase

  • 1 - Não ocorre crase antes de verbo

    2 - Não ocorre crase quando o artigo está no singular e a palavra seguinte está no plural

    3 - Certo

    4 - Não ocorre crase antes de pronome reto/palavras masculinas

    5 - Quem menciona, menciona algo ou alguma coisa, verbo transitivo direto