SóProvas


ID
5544673
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda o que se pede.


A avaliação da aprendizagem é um dos elementos da prática educativa do professor. A avaliação, assim como o planejamento e o ensino e aprendizagem, estão permeados por concepções sobre para que, por que e como ensinar. Uma concepção de educação emancipadora concebe o planejamento, o ensino aprendizagem e a avalição como um processo integrado. Nesse sentido, o ato de avaliar ganha outra dimensão, porque abrange a aprendizagem dos alunos e a prática do professor. (PERRENOUD, 1999; SILVA, 2003).

Na educação podemos realizar planejamentos de diferentes níveis de abrangência. (VASCONCELLOS, 2008). Avalie as sentenças abaixo sobre a denominação de cada nível.


I- Planejamento do sistema, planejamento setorial, projeto político pedagógico, planejamento curricular, projeto de ensinoaprendizagem e projeto de trabalho.

II- Planejamento do sistema, planejamento estratégico, projeto político pedagógico, planejamento curricular, projeto/plano de ensino-aprendizagem, planejamento participativo e projeto de trabalho.

III- Planejamento do sistema, planejamento setorial, projeto político pedagógico, planejamento curricular, planejamento participativo, plano de ensino-aprendizagem e projeto de trabalho.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o que pede a questão. Alguém que explique ?

  • Gabarito: E

    Acredito que o erro da II é que o planejamento estratégico remete ao planejamento empresarial.

    E o erro da III é que o planejamento participativo já consta dentro do projeto político pedagógico.

  • Acertei, mas que questão mizerávi.

  • Li, reli e não entendi o que a questão pediu.
  • RESPOSTA: C

    Essa questão foi MUITO mal formulada, mas o camando dela era para que o marcasse a assertiva que contemplasse os níveis de planejamento segundo a visão do professor Celso dos Santos VASCONCELLOS. Segundo ele, os níveis de planejamento são (VASCONCELLOS, 2012): Planejamento do Sistema de Educação, Planejamento da Escola/Projeto Educativo/PPP, Planejamento Curricular, Planejamento Setorial, Projeto de Trabalho, Projeto de Ensino-Aprendizagem (pode ser subdividido em Projeto de Curso e Plano de aula).

    • Planejamento do Sistema de Educação: “É o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Planejamento Setorial: “É o plano dos níveis intermediários (cursos, departamentos, áreas) ou dos serviços no interior da escola (direção, coordenação/supervisão, orientação, secretaria, etc.). Este plano, em termos institucionais, é equivalente ao projeto ensino-aprendizagem, devendo, portanto, estar referido também do Projeto Educativo da escola.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96)
    • Planejamento da Escola: “Trata-se do que chamamos de Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) sendo o plano integral da instituição. Compõe-se de Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Planejamento Curricular: “É a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares. É a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as terminais. (VASCONCELLOS, 2012, p. 95);
    • Projeto de Ensino-Aprendizagem: “É o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais estritamente ao aspecto didático. Pode ser subdividido em: Projeto de Curso e Plano de aula (...)” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96) “(...) corresponde ao plano didático.” (p. 97);
    • Projeto de Trabalho “É o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projeto: são projetos de aprendizagem desenvolvidos na escola por um determinado período, geralmente de caráter interdisciplinar. Trata-se, muitas vezes, de uma metodologia de trabalho que incorpora a concepção de projeto.” (VASCONCELLOS, 2012, p. 96).