Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de arranjo físico. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém o tipo de arranjo em que diferentes produtos ou clientes terão diferentes necessidades e, portanto, percorrerão diferentes rotas.
A - incorreta. O layout por posição fixa mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz. O caráter "extremamente repetitivo" pode ser atribuído ao tipo funcional/processo.
B - incorreta. No layout celular, o material desloca-se, até chegar ao posto do trabalho no qual necessita ser processado. Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.
C - correta. Layout por processo/funcional, tem a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento (rotas distintas) até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.
D - incorreta. No layout em linha, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.
Tendo em vista as opções acima, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2000.
GAB. C
TIPOS DE ARRANJO FÍSICO
Layout por posição fixa mantém o produto fixo, estacionado. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões. Esse layout possui alto valor agregado e baixa produção em termos de volume de produção, dada a natureza do que produz. O caráter "extremamente repetitivo" pode ser atribuído ao tipo funcional/processo.
Layout celular, o material desloca-se, até chegar ao posto do trabalho no qual necessita ser processado. Os layouts combinados ocorrem para que sejam aproveitadas em determinados processos as vantagens do layout funcional e a de linha de montagem. Pode-se ter uma linha constituída de áreas em sequência com máquinas de mesmo tipo como no layout funcional, continuando posteriormente com uma linha clássica.
Layout por processo/funcional, a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento (rotas distintas) até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.
Layout em linha ou por produto, as maquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecidas sem caminho alternativo. O material percorre um caminho previamente determinado no processo.