SóProvas


ID
5544748
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Os departamentos de controle da qualidade foram separados da produção e ganharam maior autonomia”. O trecho destacado melhor se relaciona com o início de qual das eras da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    A qualidade teve início com o desenvolvimento da inspeção em massa”, evoluiu para o “controle estatístico da qualidade” de Deming e posteriormente para a “gestão da qualidade total”.

    SÃO ERAS DA QUALIDADE:

    1. Era da Inspeção em massa: Era tudo verificado um a um e era apenas para encontrar defeitos. O controle era feito depois do produto estar pronto. Havia um custo elevado para adotá-lo.
    2. Era do Controle Estatístico da qualidade: Os produtos eram verificados por amostragem. Aqui usaram a Carta de Controle de Shewhart. 
    3. Era da Qualidade Total: Qualidade envolve todos na organização. Qualidade é um diferencial de competitividade.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as eras da qualidade. Neste caso, marquemos a alternativa a que o enunciado remete.

    David Garvin classifica a evolução da qualidade em quatro eras, que são:

    • Inspeção: até parte do século XIX praticamente tudo era fabricado por artesãos e a inspeção era, por isso, uma atividade natural e corriqueira, realizada em conjunto com a fabricação. No período da era da inspeção, o que importava era o produto, não o processo. Aqui os departamentos de controle da qualidade são separados da produção, passando a ter maior autonomia.

    • Controle Estatístico da Qualidade: em 1931, com a publicação de "Economic control od quality of manufactured product", obteve-se uma o caráter científico na busca pela qualidade por meio de controles estatísticos, através do controle de processos e da amostragem . Nesta fase surgiram os primeiros círculos de controle, gráficos de controles e propositura do ciclo PDCA.

    • Garantia da Qualidade: surge após a II guerra mundial, com a American Society for Quality nos Estados Unidos. Nesta era, Juran lança um modelo que envolvia planejamento e apuração dos custos de qualidade. Feingenbaum pioneiro em tratar a qualidade de forma sistêmica, formulando o sistema de Controle da Qualidade Total. Crosby lançou o os elementos que deram origem ao programa Zero Defeito. No mesmo período, no Japão, Deming foi responsável por alavancar o processo de qualidade, junto com ele, Juran, em 1954, introduziu a era da garantia da qualidade, em que o controle da qualidade deixa de ser um processo tecnológico e passa a envolver todos os aspectos organizacionais.

    • Qualidade Total/Gestão estratégica da qualidade: Tendo o consumidor como foco, consolida-se o entendimento de que a qualidade é uma uma disciplina estratégica. Nessa era, entende-se que não importa fazer os melhores produtos com os melhores processos se o produto não atende às necessidades do cliente. Segundo Paladini (2009) a gestão estratégica da qualidade requer que os objetivos e metas sejam orientados para os objetivos estratégicos do negócio. Requer também uma abordagem sistêmica, com valores e princípios, liderança inovadora, satisfação dos clientes e desenvolvimento organizacional, além da melhoria contínua de seus processos, produtos, serviços e relacionamentos.

    Tendo visto as eras da qualidade, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALADINI, E. P. Avaliação estratégia da qualidade. São Paulo: Editora Atlas, 2002.