SóProvas


ID
5544817
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos poderes administrativos, julgue o item.

O poder disciplinar confere à Administração Pública a possibilidade de punir os seus agentes em razão do cometimento de infrações funcionais, respeitando-se, contudo, o devido processo legal. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    Poder Disciplinar: Aplicação de sanções.

       ➽Discricionariedade: para escolher a punição a ser aplicada.

      ➽Atipicidade: nem todas as infrações estão previstas em lei, ou seja, o agente tem a liberdade de avaliar a situação e enquadrar o caso concreto dentro de um conceito para aplicar a sanção.

  • GAB : C

    Questão autoexplicativa.

    Apenas a título de complementação :

    O poder disciplinar → Também é aplicável aos particulares que mantenham vínculo direto com a administração.

    → Sempre haverá necessidade de contraditório e ampla defesa. 

  • CERTO

    DISCIPLINAR =

    ALCANÇA SERVIDORES E PARTICULARES COM VÍNCULO.

    POLÍCIA = PARTICULARES EM GERAL

  • GAB CERTO

    PODER DISCIPLINAR

    1. Aplica sanções aos servidores e aos particulares que tenham algum vínculo com a administração pública.
    2. Pune internamente as infrações funcionais de seus servidores (aqui deriva do poder hierárquico);
    3. Pune infrações administrativas cometidas por particulares a ela ligados mediante algum vínculo jurídico específico (por ex, a administração punindo um particular que tenha celebrado contrato administrativo e tenha descumprido obrigações)
    4. Tal poder é vinculado e discrionário, como assim? Ele é vinculado, pois DEVE ser apurada a infração, mas é discricionário em relação a como será aplicada.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Não confundir o PODER DE POLÍCIA com o poder DISCIPLINAR!

    Poder de Polícia: O Poder de Polícia significa restringir, frenar, limitaro uso e o gozo da liberdade e da propriedade particular em favor do interesse da público/coletividade ou do próprio Estado. No Poder de Polícia se busca um Bem-Estar Social.

               No poder de polícia NÃO HÁ hierarquia.

               Poder de polícia = administração x particular

    Poder DisciplinarÉ o poder conferido aos agentes superiores na fiscalização de seus subordinados. Os subordinados podem sofrer sanção ou penalidades nos casos de descumprimento dos mandamentos legais.

    Ou seja, verificando-se que um agente público integrante da estrutura organizacional da Administração Pública, ou particulares com quem o ente público tenha algum vínculo, praticou uma infração funcional, desrespeitou ordenamento jurídico, sofrerá uma sanção ou penalidade, de acordo com o Poder Disciplinar.

    No poder disciplinar é correto dizer que as sanções decorrem necessariamente do poder hierárquico da administração pública.

               Poder disciplinar = administração x funcionário público

    Resumo:

    O chefe está mandando no servidor  - Poder Hierárquico

    O chefe estiver punindo o servidor - Poder Disciplinar

    A Administração punir um particular que tenha vínculo jurídico com a Adm. Pública - Poder Disciplinar 

    A Administração punir um particular sem vinculo jurídico com a Adm Pública- Poder de Polícia

  • •Sempre haverá necessidade de que a Adm. confira ao Agente o Contraditório e a Ampla Defesa. Todavia, dentro da Ampla defesa, temos a Defesa Técnica e a Auto Dedesa, onde aquela será dispensável

  • A presente questão exige do candidato conhecimentos sobre os poderes da administração, em especial, do poder disciplinar.

     O poder disciplinar possibilita que a Administração Pública aplique sanções a seus servidores, bem como a particulares que com ela possuam algum vínculo jurídico específico.

    Ademais, é válido mencionar que toda atividade administrativa está submetida aos princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, vejamos:


    “Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


    (...)

    LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;"

    Do exame da afirmativa, verifica-se, então, que seu conteúdo está correto, pois para que se possa punir alguém, por mais branda que o seja, o oferecimento do contraditório e da ampla defesa no bojo de um devido processo legal é medida que se impõe.

     
    Gabarito da banca e do professor: CERTO