- ID
- 5545363
- Banca
- IBFC
- Órgão
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Artes Plásticas
- Assuntos
Segundo Luigi Pareyson, os processos
artísticos têm rês momentos imprescindíveis e
decisivos, que podem acontecer
simultaneamente: o fazer, o conhecer e o
exprimir. Em ambiente escolar, podemos
fundamentar essa afirmação em eixos
estruturantes, vetores que perpassam o objeto
de conhecimento e organizam o ensino do
objeto de estudo. São eles: contextualização,
apreciação e produção. Esses eixos se
aproximam de aspectos tratados pela Proposta
Triangular, desenvolvida pela arte-educadora
Ana Mae Barbosa.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas
abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Sempre que nos detemos em cada uma destas
dimensões, presentes e vivas em todas as
obras de arte, descobrimos que já foram objeto
de uma longa tradição teórica e crítica, cujas
formulações iniciais se encontram, com muita
clareza, no pensamento grego.
II. A Arte solicita um sujeito objetivo, mas ativo,
não importa compreender os códigos culturais
para interagir com os produtos da arte, a
apreciação eleva o espectador a uma fruição
do objeto artístico, proporcionando uma
interpretação que dependa da mensagem e
propósito, ao qual, o artista deseja como forma
de expressão. As dimensões “conhecer” e
“contextualizar” passam a ser pouco relevante
nesse caso.
III. A reflexão sobre os contextos que envolvem a
produção artística precisa também possibilitar
que estudemos como as representações
simbólicas não se alteram em função de
determinadas formas de se fazer Arte. As
ideologias no fazer Arte reafirmam paradigmas
e relações de poder.
IV. Tendo por base as manifestações artísticas
como complexas e históricas, a proposição do
ensino de Arte não deve centrar unicamente o
masculino, europeu, branco e burguês, mas um
ensino que dialogue com as diferenças e possa
revelar múltiplas possibilidades da dimensão
humana. Priorizar o ensino e a aprendizagem
por meio de uma história da Arte que
transponha os limites geográficos e reflita sobre
os contextos, que rompa separação entre o
popular e o erudito, entre o artesanato e as
belas-artes, termos que atualmente exigem
novas reflexões.