SóProvas



Questões de Artes Plásticas

  1. Questões de Arte Educação
  2. Questões de Cultura e Patrimônio
  3. Questões de História e Atualidades das Artes Plásticas
  4. Questões de Linguagens e Suporte em Artes Plásticas
    1. Questões de Estética e Crítica das Artes
    2. Questões de Multimídias e Tecnologias
    3. Questões de Musicalidade e Corporeidade
    4. Questões de Percepção da Forma e da Cor
    5. Questões de Recursos Gráficos e Digitais
    6. Questões de Suportes Bidimensionais e Tridimensionais
  5. Questões de Projeto e Processo Criativo

ID
559936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)

Alternativas

ID
559939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.

II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.

III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.

IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas

ID
559942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

A Arte pode estar imersa na realidade, como expressaram Delacroix e Courbert. Pode, também, ser modo de fuga, conforme as obras de Rousseau e Miró. As expressões artísticas desses expoentes da História da Arte referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos artísticos:

Alternativas

ID
559945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)

Alternativas

ID
559948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Artes Plásticas
Assuntos

O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.

I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.

II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.

III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.

IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.

São corretas APENAS as características

Alternativas
Comentários
  • Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX. Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907.Os artistas deste movimento não se preocupavam com os aspectos da composição na pintura, mas sim com as qualidades expressivas que a interpretação pessoal poderia causar.

    O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.Correto

    O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.Correto.

    O Surrealismo teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978).No manifesto, os princípios surrealistas são apresentados, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa". Em defesa do pensamento livre e da expressividade espontânea os artistas, muitas vezes, eram inspirados em teorias da psicanálise para criarão de uma "realidade paralela" e cenas irreais para valorização do inconsciente.