- ID
- 559936
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Prefeitura de Salvador - BA
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Artes Plásticas
- Assuntos
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
A pintura rupestre, como expressivo legado artístico e antropológico, dialoga com a Arte Contemporânea a partir da estética do(a)
Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.
I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.
II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.
III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.
IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.
São corretas APENAS as afirmativas
A Arte pode estar imersa na realidade, como expressaram Delacroix e Courbert. Pode, também, ser modo de fuga, conforme as obras de Rousseau e Miró. As expressões artísticas desses expoentes da História da Arte referem-se, respectivamente, aos seguintes movimentos artísticos:
No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)
O início do século XX teve como marca o surgimento de movimentos vanguardistas como Fauvismo, o Cubismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, dentre outros. Nesse contexto, analise suas características a seguir.
I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.
II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.
III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.
IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.
São corretas APENAS as características