SóProvas


ID
5545504
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A condução eficiente da gestão por processos pressupõe o entendimento de conceitos fundamentais, como macroprocesso, processo, subprocesso, atividade e evento. O conceito correspondente a “o quê” é feito e “como” é feito durante o processo denomina-se 

Alternativas
Comentários
  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre conceitos fundamentais dentro do estudo dos processos organizacionais. Neste caso, devemos conhecer a hierarquia dos processos para marcar a alternativa que contém o conceito correspondente a “o quê” é feito e “como” é feito durante o processo.

    O que é mesmo a hierarquia dos processos? Bem, trata-se da representação dos conceitos a seguir, segundo o seu nível hierárquico e de acordo com o seu grau de detalhamento e importância para a organização, sendo eles:

    • Macroprocessos: representa a visão macro, é o conjunto de processos que a organização considera como impactantes no cumprimento de seus objetivos estratégicos. Estão relacionados à missão (objetivo principal, razão de ser e existir) da organização.

    • Processos: trata-se de um conjunto de atividades correlacionadas, desenvolvidas com o objetivo de gerar resultados à organização, com início e fim determinados. Envolvem um sequenciamento lógico e, normalmente, são atividades de rotina, utilizadas para transformar entradas (insumos, ou “inputs”) em saídas (resultados, ou “outputs”), buscando o alcance de uma meta ou objetivo. De forma simplificada, o processo é a sequência de passos utilizados para a realização das rotinas da organização. Envolve a articulação de diversas ações que podem se desdobrar na execução de subprocessos, atividades e tarefas.

    • Subprocessos: correspondem a um maior detalhamento de uma parte específica de um processo. Pode-se considerar como a subdivisão de um processo, ou ainda, um processo que contém um objetivo específico incluso dentro de outro. Trata-se do desdobramento do processo em fluxos menores.

    • Atividades: são as ações realizadas em um processo ou subprocesso, desempenhadas por uma unidade organizacional específica. As atividades envolvem a descrição do que é feito para o alcance do objetivo do processo (resposta à pergunta: o que fazer?).

    • Tarefas: correspondem ao maior detalhamento das atividades, explicando de forma mais precisa como as atividades devem ser realizadas, ou a forma como costumam ser desenvolvidas. Trata-se da sequência de passos ou etapas desenvolvidas para a realização da atividade. Portanto, as tarefas correspondem ao menor nível documentado no mapeamento de processos (resposta à pergunta: como fazer?)

    Com base no que foi dito acima, podemos dizer que a alternativa "C" é a correta, porém, apenas por seguir o critério de eliminação, o que a torna a menos incorreta. Como assim? Talvez você me pergunte, bem, é que a pergunta "como?" remete às tarefas, não às atividades, como a banca sugere, mas como não há "tarefas", as "atividades" estão mais próximas do que a banca indica no enunciado.

    GABARITO: C

    Fonte:

    BRASIL. Escritório de Gestão de Processos do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP/Metodologia de Gestão por Processos. Disponível em:<https://www.cnmp.mp.br/portal/images/visao_360/processos/metodologia_de_gestao_por_processos_do_cnmp/Metodologia_GESTAO_POR_PROCESSOS_agosto2016.pdf>Acesso em: 05/11/2021.