Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as equipes virtuais. Neste caso, marquemos a alternativa que remete a esse tipo de equipe.
Equipes virtuais, segundo Robbins (2005), são aquelas que utilizam a tecnologia da informática para seus reunir os membros fisicamente dispersos. Elas permitem que as pessoas colaborem online – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente. Geralmente, são utilizadas para elaboração de projetos.
- Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
- Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social
As equipes virtuais podem fazer tudo o que as outras equipes fazem: compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas. Segundo Robbins, existem três fatores que diferenciam as equipes virtuais das demais (face a face):
- ausência de gestos não verbais ou paraverbais
- capacidade de superar limitações de tempo e espaço
As equipes virtuais frequentemente possuem menor empatia e interação direta entre seus membros. Não são capazes de imitar as trocas pessoais que ocorrem em uma discussão face a face. Especialmente quando os membros não se conhecem pessoalmente, as equipes virtuais tendem a se voltar mais para a tarefa e menos para a troca de informações sociais e emocionais. Não é surpreendente, portanto, que os membros dessas equipes demonstrem menor satisfação com o processo de interação do grupo do que os participantes de equipes que trabalham face a face (ROBBINS, 2005, p.215, 216).
Tendo visto os pontos levantados acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
ROBBINS, S, P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.