SóProvas


ID
5545702
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jaguariúna - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 20 de maio de 2021, as agências noticiosas divulgavam “um cessar fogo “mútuo e simultâneo”, mediado pelo Egito”. O acordo passou a valer a partir de 2h daquela data, mas, “cerca de 90 minutos antes da trégua entrar em vigor”, os beligerantes ainda faziam bombardeios e lançavam foguetes.
(G1. Disponível em https://glo.bo/3ANCprZ. Adaptado. Acesso em 15.08.2021)
O acordo de cessar fogo mediado pelo Egito foi feito entre

Alternativas
Comentários
  • Israel e Hamas da Palestina.

    D)

  • GABARITO: D

    Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor

    Cessar-fogo "mútuo e simultâneo", mediado pelo Egito, passou a valer às 2h de sexta-feira (20h desta quinta em Brasília). Mais de 240 pessoas morreram em dez dias de conflito, a maioria palestinos.

    Um cessar-fogo "mútuo e simultâneo", mediado pelo Egito, passou a valer às 2h desta sexta-feira (20h de quinta-feira em Brasília) entre Israel e o Hamas.

    A maior escalada de violência na região nos últimos anos teve início no dia 10 de maio, e deixou pelo menos 244 mortos em dez dias, sendo 232 em Gaza e 12 em Israel.

    Cerca de 90 minutos antes da trégua entrar em vigor, os residentes da Faixa de Gaza ainda relatavam bombardeios, enquanto sirenes de alarme soavam para alertar os residentes do sul de Israel sobre o lançamento de foguetes.

    O acordo vinha sendo negociado há dias, com pressão internacional principalmente sobre Israel, embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu continuasse afirmando que continuaria a ofensiva até devolver “calma e segurança” aos cidadãos israelenses.

    (...)

  • O cessar-fogo acordado entre o governo de Israel e o Hamas, grupo de resistência palestino foi mediado pelo governo do Egito com a intenção de parar com os intensos ataques comandados pelo governo de Israel sobre as áreas palestinas, que já deixara cerca de 250 mortos na região de Gaza. 

    Essa situação pressionou o governo dos Estados Unidos, histórico apoiador de Israel, a entrar nas negociações junto com a Jordânia para convencer o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a cessar os ataques à Gaza. Esses ataques do governo israelense sobre as regiões palestinas são um problema crônico do conflito árabe-israelense que se agravou desde a formação do Estado de Israel, quando o povo palestino ficou excluído de formar sua nação no território reclamado por eles, que acabou ficando sob a soberania de Israel . 

    Essa questão se refere a história do conflito árabe-israelense e seus desdobramentos após a formação do Estado de Israel. Aborda também a consequente resistência palestina aos sucessivos ataques de Israel para expulsar o povo palestino das regiões a eles destinados. Além disso, fala sobre as colônias de judeus dentro dessas áreas com o intuito de diminuir os territórios ocupados pelo povo palestino. 

    A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, pois o conflito que existiu entre a Síria e a Turquia se deu entre os anos de 2012 e 2014 e , fazia parte dos desdobramentos da chamada “primavera árabe" e que teve como consequência uma onda migratória de refugiados pela Europa. 

    B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta pois tanto a Palestina quanto a Arábia Saudita são nações de etnia árabe e que tinham como inimigos o Estado de Israel. 

    C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta devido ao fato de possivelmente haver um conflito entre Arábia Saudita e seu histórico aliado, a Palestina, na medida em que o Estado de Israel e a Arábia Saudita se aproximaram para uma espécie de acordo de paz. Isso fez gerar entre os palestinos um sentimento de traição por parte da Arábia Saudita.

    D) CORRETA – Essa alternativa está correta pois confirma que as partes envolvidas nos ataques descritos na reportagem são Israel contra o grupo palestino Hamas na região de Gaza, em consequência do conflito histórico entre as forças de resistência palestinas e o governo de Israel. 

    E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta porque o conflito entre o Sudão do Norte e o Sudão do Sul nada mais foi do que a continuidade da guerra civil que já ocorria no antigo Sudão desde antes da independência em relação à Inglaterra nos anos 1950 do século XX, que evoluiu uma guerra internacional entre os novos países formados. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O acordo de cessar fogo citado foi entre Israel e o Hamas, celebrado em maio de 2021. Iniciado em 10 de maio, a escalada de violência foi marcada por 244 mortos em dez dias, sendo a maior parte em Gaza.

    O gatilho principal para a onda de violência decorreu do despejo de famílias palestinas no bairro de Sheikh Jarrah, após um grupo de judeus reinvidicarem algumas das terras e propriedades.

    Resposta: D