A questão aborda os ensaios in situ, importantes pelo fato de que a coleta de amostras indeformadas, apesar de todos os cuidados que possam ser tomados, podem acabar gerando deformações. Os ensaios in situ então são capazes de traduzir as reais características do solo. Esses ensaios são definidos na norma ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações e as alternativas propostas são analisadas a seguir.
LETRA A - INCORRETA
O ensaio de penetração de cone (CPT) é realizado com o penetrômetro estático e consiste em penetrar o solo por meio da cravação de um cone padronizado. Este ensaio permite medir separadamente a resistência de ponta, a resistência total e o atrito lateral das camadas. Ou seja, não tem objetivo de medir a deformabilidade e portanto a LETRA A está incorreta.
LETRA B - INCORRETA
O ensaio de palheta, ou vane-test, consiste em medir a torção necessária para girar duas palhetas verticais perpendiculares no interior da camada de argila, na profundidade desejada no ensaio. O objetivo do ensaio é medir a resistência das argilas e, portanto, a LETRA B está incorreta.
LETRA C - CORRETA
O ensaio de placa é o ensaio de prova de carga direta sobre a placa, ensaio abordado pela norma NBR 6489: Solo - Prova de carga estática em fundação direta. As provas de carga têm o objetivo de determinar as características de deformabilidade e resistência do solo por meio do carregamento dos elementos estruturais das fundações ou de modelos. Percebe-se que se trata da situação prevista no enunciado, ou seja, a LETRA C está correta.
LETRA D - INCORRETA
O ensaio pressiométrico consiste no carregamento lateral do solo por meio de uma sonda e permite a determinação da relação pressão-deformação lateral em diferentes profundidades. Portanto, a LETRA D está incorreta.
LETRA E - INCORRETA
O ensaio dilatométrico, conhecido por DMT, não é regulamentado por uma norma brasileira. Consiste na cravação de uma lâmina dilatométrica no terreno, medindo o esforço necessário para a penetração, para em seguida expandir, por meio de pressão de gás, um diafragma dentro da massa de solo. Objetiva principalmente a medição de características de deformabilidade do solo. Portanto, a LETRA E está incorreta.
Por fim, conclui-se que a LETRA C é a única resposta para a questão.
Gabarito do Professor: Alternativa C.
FONTES:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6489: Solo - Prova de carga estática em fundação direta. Rio de Janeiro, 2019.
SILVA, F. K. Ensaios dilatométricos - DMT em solos de Santa Catarina: Estudo comparativo com CPT e SPT. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Florianópolis, 2008.
MARANGON, M. Resistência ao Cisalhamento dos Solos. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2018.