-
A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO HABILIDADE EM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A inferência de texto consiste em saber o que se interpreta (conclui) do que está escrito
Linha 8 e 9: "— como se a AMPLIAÇÃO e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem ESSENCIAIS para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental."
Gabarito: Certo
-
Gabarito: Correto
Como o colega já concluiu acima a questões de inferência está além do texto, contudo, conforme sinaliza o trecho:"como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental."
Portanto, concluí-se desse trecho que quanto mais variada for as vivências artísticas (e culturais) menor será a probabilidade de adoecimento mental.
-
CERTO
Há uma relação inversamente proporcional apresentada pelo autor: quanto mais tenho vivências culturais, menos chances de adoecimento mental eu possuo.
Isso se justifica pelas "pistas" dadas ao longo do último parágrafo:
Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas. Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental. Como se eles não nos ensinassem como sofrer e, reciprocamente, como tratar o sofrimento no contexto coletivo e individual do cuidado de si.
-
A meu ver, gabarito errado, pois houve extrapolação.
O que se pode dizer sobre a cultura (vivencias artísticas, teatro, literatura, etc) é que é necessária para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua.
Ou seja, está subentendido que ele já existe.
Logo, seguindo essa ideia, não podemos inferir (principalmente numa prova da cespe que vê muita coisa como extrapolação) que será menor a probabilidade de adoecimento, quanto mais variadas forem as vivências artísticas de um indivíduo.
-
"como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental. "
Esse trecho corrobora a assertiva.
-
Minha contribuição.
Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:
Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...
O texto permite deduzir que...
É possível subentender-se a partir do texto que...
Qual a intenção do autor quando afirma que...
O texto possibilita o entendimento de que...
Com o apoio do texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor...
O texto possibilita deduzir-se que...
Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:
Segundo o texto...
O autor/narrador do texto diz que...
O texto informa que...
No texto...
Tendo em vista o texto...
De acordo com o texto...
O autor sugere ainda...
O autor afirma que...
Na opinião do autor do texto...
Fonte: Colaboradores do QC
Abraço!!!
-
O texto diz que a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural são essenciais para desenvolver habilidades protetivas em saúde mental.
Desse desenvolvimento dessas habilidades protetivas em saúde mental é possível inferir que a probabilidade de adoecimento mental logicamente diminui.
Pelo menos foi esse o meu entendimento para chegar à resposta.
-
Corretíssima, visto que a cultura é o principal motivo para se evitar esse "transtorno mental". Portanto, quanto mais o indivíduo vivenciar isso, melhor será para saúde mental dele.
-
Extrapolou. Ser essencial é uma coisa, ser diretamente proporcional é outra
-
CERTO
Segundo o texto, quanto mais variadas forem as vivências artísticas menor será a probabilidade de doenças
mentais.
" Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas."
Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental.
Bons estudos!!!
-
É evidente que o autor propõe uma CORRELAÇÃO entre a saúde mental e as variadas fontes de cultura, mas não vislumbrei essa relação de PROPOCIONALIDADE: a de quanto maior a variação cultural e artística, menor a incidência de doença mental.
Isso não é uma clara extrapolação?
-
Questão CORINGA detectada.
-
Questão típica daquelas em que há justificativas para qualquer gabarito.
-
Olá, pessoal.
Estou vendendo minha conta QC (ASSINATURA PREMIUM PLUS VITALÍCIO).
Paguei R$ 439,90 e estou repassando por R$200.
Quem tiver interesse me mande uma msg no whatsapp:
https://abre.ai/dHz0
Agradeço.
-
NUNCA MAIS VOCÊ VAI ERRAR ISSO!
INFERE-SE DO TEXTO = INTERPRETAR = PODE EXTRAPOLAR UM POUCO = PODE TIRAR CONCLUSÕES QUE NÃO ESTÃO EXPLICITAS NO TEXTO
CONCLUI-SE DO TEXTO = EXATAMENTE O QUE ESTÁ NO TEXTO = NÃO EXTRAPOLA = CONCLUSÕES SOMENTE QUE ESTÃO NO TEXTO
-
Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental.
Gab: Certo
-
Linha tênue da interpretação. Complicado.
-
Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental.
-
-
Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas. Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental.
Nessa parte a resposta fica clara!
GAB C