SóProvas


ID
5546710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-I

   A teoria das causas cerebrais dos transtornos mentais passou gradualmente a ironizar tudo o que se relacionava com a forma de vida do sujeito, compreendida como unidade entre linguagem, desejo e trabalho. As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.
   Quarenta anos depois, acordamos em meio a uma crise global de saúde mental, com elevação de índices de suicídio, medicalização massiva receitada por não psiquiatras e insuficiência de recursos para enfrentar o problema.
   Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas. Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental. Como se eles não nos ensinassem como sofrer e, reciprocamente, como tratar o sofrimento no contexto coletivo e individual do cuidado de si.

Christian Dunker. A Arte da quarentena para principiantes.
São Paulo: Boitempo, 2020, p. 32-33 (com adaptações). 

Acerca das ideias do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir. 

O autor do texto defende que a repressão do sofrimento é capaz de inibir o surgimento de sintomas antes que estes evoluam para quadros mais graves de transtorno mental. 

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO HABILIDADE EM COMPREENSÃO DE TEXTO

    Extrapolação: ocorre quando fazemos associações que estão além dos limites do texto, quando acrescentamos ideias que não estão no texto analisado. 

    O autor defende que a inibição do aparecimento de alguns sintomas pode ocorrer por meio do desprezo à cultura quando diz: "...a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas." Mas em momento algum diz que impedem a evolução de quadros mais graves.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    "Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas..."

    Conforme concluí-se do texto é que se dever a ver uma prevenção, mas em nenhum momento da pra se ter certeza que essa "prevenção" seja capaz de inibir o surgimento de sintomas antes que estes evoluam para quadros mais graves de transtorno mental. 

  • ERRADO

    Autor não fala em repressão dos sentimentos. Pelo contrário, é explicitado que o consumo de experiências culturais nos ajudam a desenvolver estratégias protetivas em saúde mental.

    "Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas."

  • Gab: Errado

     Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas.

    O que eu entendi é que devemos enfrentar o sofrimento antes que ele evolua e não reprimir.

    Erros, por favor, avisem!

  • Extrapolação!

    Em nenhum momento o autor fala em repressão do sofrimento.

    Veja o trecho:

    "Como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental."

    Gab: ERRADO

    Não desista!

  • Errado

    A resposta da questão se encontra na leitura e associação de ideias dos seguintes trechos do texto:

    "(...)acordamos em meio a uma crise global de saúde mental, com elevação de índices de suicídio, medicalização massiva receitada por não psiquiatras e insuficiência de recursos para enfrentar o problema."- 2º parágrafo

    " Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas.(...)"- 3ºparágrafo

    Não é a repressão que é responsável pelo sofrimento capaz de inibir o surgimento de sintomas antes que estes evoluam para quadros mais graves de transtorno mental, mas o desprezo pela cultura.

  • Enfrentar e não reprimir... Ou seja encarar o sofrimento!

  • ERRADO

    É o desprezo pela cultura.

  • NÃO É REPRESSÃO E SIM PREVENÇÃO !!!

  • Ocorre extrapolação, visto que o autor defende que devemos aprender a lidar com o sofrimento e outras causas de problemas mentais.

  • Exatamente o contrário! Reprimir ajuda a criar o problema.

  • Reprimir é diferente de enfrentar.
  • O autor do texto defende que a repressão do sofrimento é capaz de inibir o surgimento de sintomas antes que estes evoluam para quadros mais graves de transtorno mental. 

    Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas.

    repressão = suspensão, proibição, correção

    enfrentamento = defrontação, confrontação, confronto

  • Represaao é punição, castigo e não enfrentamento

  • Errado. Questão extrapola as ideias do texto. O autor não defende que reprimir o sofrimento é capaz de inibir os sintomas. Apenas, defende que a mediação da"cultura" seria uma forma de prevenção.