SóProvas


ID
5546767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Oh, Deus, meu Deus, que misérias e enganos não experimentei, quando simples criança me propunham vida reta e obediência aos mestres, a fim de mais tarde brilhar no mundo e me ilustrar nas artes da língua, servil instrumento da ambição e da cobiça dos homens.
     Fui mandado à escola para aprender as primeiras letras, cuja utilidade eu, infeliz, ignorava. Todavia, batiam-me se no estudo me deixava levar pela preguiça. As pessoas grandes louvavam esta severidade. Muitos dos nossos predecessores na vida tinham traçado estas vias dolorosas, por onde éramos obrigados a caminhar, multiplicando os trabalhos e as dores aos filhos de Adão. Encontrei, porém, Senhor, homens que Vos imploravam, e deles aprendi, na medida em que me foi possível, que éreis alguma coisa de grande e que podíeis, apesar de invisível aos sentidos, ouvir-nos e socorrer-nos.
  Ainda menino, comecei a rezar-Vos como a “meu auxílio e refúgio”, desembaraçando-me das peias da língua para Vos invocar. Embora criança, mas com ardente fervor, pedia-Vos que na escola não fosse açoitado. 
     Quando me não atendíeis — “o que era para meu proveito” —, as pessoas mais velhas e até os meus próprios pais, que, afinal, me não desejavam mal, riam-se dos açoites — o meu maior e mais penoso suplício.
     Contudo, pecava por negligência, escrevendo, lendo e aprendendo as lições com menos cuidado do que de nós exigiam.
    Senhor, não era a memória ou a inteligência que me faltavam, pois me dotastes com o suficiente para aquela idade. Mas gostava de jogar, e aqueles que me castigavam procediam de modo idêntico! As ninharias, porém, dos homens chamam-se negócios; e as dos meninos, sendo da mesma natureza, são punidas pelos grandes, sem que ninguém se compadeça da criança, nem do homem, nem de ambos. 

Santo Agostinho. Confissões. Montecristo Editora. Edição do Kindle, p. 23-24 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens a seguir. 

Infere-se do trecho “Embora criança, mas com ardente fervor” (terceiro parágrafo) a ideia de que não é uma característica comum às crianças rezar fervorosamente. 

Alternativas
Comentários
  • Isso! O embora é uma conjunção concessiva e nos transmite essa ideia.

    GABARITO: CERTO

  • Quando se tem uma conjunção adversativa em uma determinada oração, pode-se observar que ela carrega um núcleo de negatividade e deixa em evidencia certa parte da expressão. Desse modo, quando o narrador evidencia “Embora criança, mas com ardente fervor”, ele deixa claro e ressaltado que não é algo comum uma criança rezar com ardente fervor.

  • A conjunção concessiva traz uma ideia de quebra de expectativa.

    "Embora chova, vou à praia". O que se entende: normalmente não se vai à praia chovendo. Entretanto, irei mesmo assim.

    "Embora criança, mas com fervor, rezava para não ser açoitado" Entende-se: normalmente uma criança não reza fervorosamente. Entretanto, o narrador, criança, rezou com fervor. Ou seja, ele fugiu da regra, do que é comum.

  • Achei que seria extrapolação, enfim, errando e aprendendo.
  • Repare na passagem: "Embora criança, mas com ardente fervor, pedia-Vos que na escola não fosse açoitado. "

    1° coisa a se notar: oração subordinada concessiva (embora)

    2° coisa a se notar: oração coordenada adversativa (mas)

    E agora? Perceba o seguinte: nessa passagem ao usar o "mas" dando uma ideia de oposição, o autor quis dizer que não era comum uma criança rezar fervorosamente, pois o adjunto adverbial "fervor" é o modo como ele (o autor) pedia, sendo uma situação "não comum" àquela idade. Logo, questão muito correta, sem extrapolação.

    Vou reescrever a frase para ficar mais fácil: "com ardente fervor, embora criança, pedia-vos que na escola não fosse açoitado".

  • Minha contribuição.

    Conjunções / locuções conjuntivas subordinativas adverbiais concessivas: embora, ainda que, mesmo que, por mais que, apesar de que, posto que, conquanto etc.

    Ex.: Embora gritasse, não me ouviam.

    Mnemônico: CONQUANTO - CONCESSIVO

    Abraço!!!

  • Gabarito: C

    A correlação da conjunção concessiva (embora) com a adversativa (mas) traz essa ideia ao trecho: mesmo sendo uma criança - ideia de que, geralmente, uma criança não tenha ardente fervor -, mas (adversativa) ela fazia súplicas (com ardente fervor) ao Senhor para que não fosse açoitada na escola.

  • CERTO

    Embora é concessão.

    A concessão expressa uma ideia de quebra de expectativa.

    Ex: Embora chovendo , fui à praia.

  • CERTO

    A conjunção embora nos remonta à ideia de concessão.

    As conjunções concessivas indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la.

    Conjunções concessivas

    1. Embora
    2. Conquanto
    3. Ainda que
    4. Mesmo que
    5. Posto que
    6. Bem que
    7. Se bem que
    8. Apesar de que
    9. Nem que
    10. Que
  • Que texto gostoso! nem parece CESPE. Pra mim a CESPE não gostava de textos que trazem esperança kkkk. afinal, Agostinho tornou-se uma lenda.

  • Essa questão, a julgar pelo modo Cebraspe de gabarito, poderia ser qualquer resposta. Marquei certo, mas a banca poderia encaixar "errado" e colocar argumentações e extrapolação, que mesmo leve, não deixaria de ser.

  • COMPREENSÃO x INTERPRETAÇÃO

    -----------------------------------------------------------

    Compreensão:

    O FATO ESTÁ ESCRITO NO TEXTO

    Verbos correlatos que o examinador coloca:

    Intelecção;

    Determine;

    Compreende-se

    De acordo com o texto;

    Conforme o texto ...

    Interpretação:

    O FATO ESTÁ NO TEXTO, MAS NÃO ESTÁ ESCRITO COM TANTA CLAREZA " está mascarado"

    Verbos correlatos que o examinador coloca:

    Depreende-se;

    Conclui-se

    Inferir;

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Embora = concessiva -  oposição/ contraste

  • Gab: CERTO

    1. Apesar de ser criança....
    2. Embora eu seja criança...
    3. Não obstante eu seja criança...

    Assim, podemos definir que: Embora o personagem fosse criança e que, apesar disso, tenha ardente fervor (remete-se às súplicas que fazia a deus), pedia que não fosse açoitado na escola. A construção da conjunção concessiva nos leva à ideia de que não é comum crianças rezarem fervorosamente.

  • Não é comum?? Acho que o examinador não conhece as crianças do meu povo. Embora concorde com o gabarito!!

  • Apesar da concessiva, eu achei no dia dessa prova e continuo achando uma extrapolação textual, mas fazer o que o examinador não pensa como eu