SóProvas


ID
5546848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   Os vírus são pequenos agentes infecciosos com cerca de 20 a 300 nanômetros e podem ser ou não patogênicos ao ser humano. Para diversos pesquisadores e autores de livros didáticos, os vírus não são considerados seres vivos.
Revista de epidemiologia e controle de infecção, ano IV, v. 4, n.º 1, jan.-mar./2014 (com adaptações).

Com referência à temática abordada no texto anterior e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte. 

Os vírus devem ser considerados seres vivos, porque eles efetuam seu metabolismo independentemente de infectarem um hospedeiro.  

Alternativas
Comentários
  • Assertiva: Os vírus devem ser considerados seres vivos, porque eles efetuam seu metabolismo independentemente de infectarem um hospedeiro.

    Os vírus não possuem metabolismo próprio, de sorte que precisam infectar um hospedeiro para reproduzir-se (são parasitas intracelulares obrigatórios). Por essa razão, o item está errado.

    Ademais, divide a opinião dos cientistas o enquadramento dos vírus como seres vivos ou não. Para alguns, eles não podem ser considerados seres vivos por não serem dotados de células, tampouco da capacidade de respirar e de se alimentar, por exemplo. Para outros, todavia, eles são seres vivos, uma vez que possuem características e realizam atividades consideravelmente complexas, como a própria reprodução, a transmissão de material genético (RNA e DNA) para descendentes e a capacidade de evolução, isto é, de se modificar ao longo do tempo, realizando adaptações ao meio, por exemplo.

  • A questão fala sobre os vírus, agentes infecciosos que podem causar diversas doenças, e pede que se analise o item sobre o metabolismo e sobre a classificação desses vírus. Os vírus são estruturas acelulares que apresentam ácidos nucleicos. Eles não apresentam metabolismo próprio e não se classificam nos reinos e domínios existentes, alguns autores não o consideram como seres vivos. Possuem tamanho menor que as bactérias e são formados por uma cápsula de proteína (capsídeo) com subunidades (capsômeros), e em seu interior encontramos o ácido nucleico (DNA ou RNA, em poucos casos os dois) além de não apresentarem organelas. Os bacteriófagos são vírus que atacam as bactérias, e se encostam na superfície e injetam o seu DNA sem a cápsula. Outro tipo de enzima desses bacteriófagos destroem o material genético da bactéria e o DNA do vírus começa a se multiplicar. Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não poder sobreviver sem o metabolismo de seu hospedeiro. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site infoenem.com.br



    Os vírus devem ser considerados seres vivos, porque eles efetuam seu metabolismo independentemente de infectarem um hospedeiro.  

    Os vírus não são considerados seres vivos por muitos autores por serem parasitas intracelulares obrigatórios, não possuem metabolismo próprio e precisam de um hospedeiro para sobreviver. Portanto, este item está incorreto.


    Gabarito do Professor: ERRADO.