SóProvas


ID
5549842
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Modo de expressão próprio da criança, o desenho constitui uma língua que possui seu vocabulário e sua sintaxe. Luquet (apud Meredieu, 2006) foi o primeiro estudioso da questão a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil. Para ele, aos quatro anos, começa o estágio que se caracteriza pelo fato de a criança desenhar do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe, misturando diversos pontos de vista. Assim, por exemplo, a casa é representada ao mesmo tempo de fora e de dentro, e o bebê é desenhado em transparência no ventre da mãe.

Luquet chamou essa etapa de realismo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    As etapas da construção gráfico-plástica, segundo Luquet, se classifica da seguinte forma:

    Realismo fortuito (2 a 4 anos): a criança desenha livremente apenas pelo prazer de produzir marcas sem intenções de representar ou simbolizar algo, sendo essas marcas chamadas de garatujas (palavra usada por Lowenfeld em seus estudos). O desenho é aleatório e involuntário.

    Realismo fracassado (3 a 6 anos): a criança passa observar a forma dos objetos e tenta reproduzi-la, fazendo relações com o repertório que lhe interessa (televisão, histórias infantis, vivências, etc), representando os desenhos através da interpretação visual que ela faz, ou seja, ela desenha o que sabe sobre o objeto, e não o que vê. A figura humana se faz presente a partir de círculos. O desenho passa a ser voluntário, diversificando tamanhos e cores.

    Realismo intelectual (4 a 12 anos): assim como no realismo fracassado, a criança desenha o que ela sabe sobre o objeto, expressando sentimentos em seus desenhos, criando cenas e estabelecendo vínculo entre as imagens e a superfície. A figura humana aparece de forma geometrizada, a criança faz uso de recursos como a transparência, rebatimento e planificação, diferencia formas, espaço e cores.