SóProvas


ID
5550244
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos últimos anos, ocorreu um aumento progressivo na prevalência do autismo, sendo considerado por alguns autores como uma epidemia diagnóstica.
Dentro de uma perspectiva crítica no campo da saúde mental, as explicações possíveis para tal aumento são 

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita as causas do aumento do número de diagnósticos de autismo.


    Dados mencionam que há prevalência de 1 a 2 % de crianças e adolescentes na população que apresentam autismo, sendo em sua maioria do sexo masculino.


    Nos últimos anos, essa prevalência tem aumentado consideravelmente e de forma acelerada, de acordo com o CDC - central de controle de doenças norte-americana. Entre os anos de 2000 a 2002 uma a cada 68 crianças apresentavam esse diagnóstico; entre os anos 2010 a 2012 a prevalência representava uma a cada 59 crianças; e entre os anos de 2014 a 2020 alcança-se a marca de 1 a cada 54 crianças.


    Para os neuropediatras Dr. Fábio Agertt, Dra. Bruna Lacava e Dr. Julio Koneski, existem pelo menos quatro motivos para esse aumento considerável:


    1. Forma de diagnóstico: houve uma mudança e uma melhora nos critérios de diagnóstico, o que determinou que não somente casos graves e moderados, mas também os leves pudessem ser diagnosticados, principalmente com a adoção dos critérios do DSM 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5 Edição).
    2. Maior número de médicos especializados: facilita o melhor encaminhamento das suspeitas do transtorno, ou ao menos de que há algo errado com o desenvolvimento de algumas crianças e que pode significar Autismo.
    3. Melhor difusão dos conceitos:  não é uma doença, não tem cura, possui critérios definidos de forma clínica e observacional, de diagnóstico multidisciplinar centrado na avaliação médica, e que necessita tratamento precoce; este está sendo impulsionado através das mídias, dos trabalhos de ONGs, de grupos de pais e mães – e através de ações como o dia mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril). 
    4. Pesquisa e apoio: maiores recursos apoiando o TEA, na forma de pesquisa, na formação de centros especializados em atendimento de Autismo, e na forma de uma lei federal, a Lei Berenice Piana, que garante muitos dos direitos que os pais dos autistas tanto buscam e necessitam alcançar para seus filhos.

    Gabarito da professora: LETRA B.



    Fonte: Agertt, F, Lacava, B & Koneski, J. (2021) Quais os motivos do aumento da incidência do Autismo. Blog Neurológica.
  • "B. a ampliação dos critérios diagnósticos a partir da criação da categoria “espectro autista” (DSM/ CID). "

    Gente, até onde eu sei, o CID-10 não adotou essa perspectiva de "espectro" presente no DSM-V. Ou seja, o item B deveria está incorreto. Alguém pode comentar?

  • O CID 11 já apresenta essa perspectiva