SóProvas


ID
5550493
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Psicanálise, o processo por meio do qual uma pessoa apresenta uma explicação logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ideia ou sentimento que emerge de outras fontes motivadoras, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Compreendi o gabarito como sendo a descrição do mecanismo de defesa da racionalização. Vejamos:

    "Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica."

  • Resposta Letra A

    A racionalização é um processo mental no qual o indivíduo busca tornar aceitável e racional uma determinada ação, ideia, sentimentos, aos quais o indivíduo recorre para defender-se de perigos reais ou fictícios, cujo objetivo é proteger a integridade do Ego na luta contra ideias ou afetos dolorosos ou insuportáveis. A Racionalização, como Mecanismo de defesa, tem a finalidade de proteção da psique e a supressão do conteúdo considerado perigoso.

    Fonte: https://febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/racionalizacao--joyce-goldstein.pdf

  • Gab A

    racionalização é um processo mental no qual o indivíduo busca tornar aceitável e racional uma determinada ação, ideia, sentimentos, aos quais o indivíduo recorre para defender-se de perigos reais ou fictícios, cujo objetivo é proteger a integridade do Ego na luta contra ideias ou afetos dolorosos ou insuportáveis.

  • Racionalização é o processo de achar motivos aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é ou logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que emerge de outras fontes motivadoras. Usamo-la para justificar nosso comportamento quando, na realidade, as razões para nossos atos não são recomendáveis. As seguintes afirmações podem ser racionalizações; as afirmações entre parênteses são as possíveis razões não expressas: 

    1. Eu só estou fazendo isto para seu próprio bem". (Eu quero fazer isto para você. Eu não quero que me façam isto. Eu até mesmo quero que você sofra um pouco).

    2."O experimento foi uma continuação lógica de meu trabalho anterior". (Eu comecei com um erro, mas tive sorte quanto ao fato dele ter dado certo).

    3. "Eu acho que estou apaixonado por você". (Estou "ligado" no teu corpo, quero que você relaxe e se ligue no meu.)

    Racionalização é um modo de aceitar a pressão do superego; disfarça nossos motivos, tornando nossas ações moralmente aceitáveis. Enquanto obstáculo ao crescimento, impede a pessoa que racionaliza ou qualquer outra, de aceitar e trabalhar com as genuínas forças motivadoras menos recomendáveis. Vista de fora, como na seguinte estória de Idries Shah, parece uma confirmação do óbvio.

    VOLPI, José Henrique. Mecanismos de defesa. Artigo do curso de Especialização em Psicologia Corporal. Curitiba: Centro Reichiano, 2008.


    GABARITO: A