SóProvas


ID
5551096
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quando se trata da gestão de documentos, aqueles que, por não serem de uso corrente nos órgãos produtores, e, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, são classificados como

Alternativas
Comentários
  • A Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Gestão/Administração de documentos:

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes á:

    *Produção

    *Tramitação

    *Uso

    *Avaliação

    *Arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação/recolhimento. 

  • Quando se trata da gestão de documentos, aqueles que, por não serem de uso corrente nos órgãos produtores, e, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, são classificados como

    históricos.

    Classificados como permanentes ou os de 3ª idade, proporcionados de doc’s que perderam o valor de natureza administrativa ou jurídica e que se conservam em virtude de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios para se conhecer o passado e sua evolução.

    correntes.

    Classificados como de 1ª idade, proporcionados de doc’s em curso ou de uso frequente, conservados nos escritórios ou nas repartições que receberam e os produziram ou em dependências próximas e de fácil acesso.

    Atividades aplicadas a estes:

    ▬ Protocolo: recebimento, classificação, registor e movimentação;

    ▬ Expedição;

    Arquivamento pp dito (Arquivos apostos pelo formato PP, ou Pós-Processamento Format, são arquivos de dados desenvolvidos pelo Met Office);

    ▬ Empréstimo e consulta.

    ►intermediários.

    Classificados de 2ª idade, proporcionando doc’s que deixam de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam ou produziram podem ainda solicitá-los para tratar de assuntos idênticos ou retomá-los.

    Atividades aplicadas a estes:

    ▬ Não existirá carecimento (necessidade) de os conservarem e localizarem próximos aos escritórios.

    ▬ A subsistência aplicada a eles é transitória. (incerta, duvidosa, melindrosa) Destarte, também são chamados de “limbo” ou purgatório.

    descartáveis.

    obsoletos.

    Algumas nomenclaturas:

    Arquivo corrente = arquivo de 1ª idade; 1ª fase do ciclo vital; arquivo ativo; arquivo de movimento; arquivo de gestão.

     Arquivo intermediário = arquivo de 2ª idade; 2ª fase do ciclo vital; arquivo semiativo; limbo/purgatório; temporário.

    Arquivo permanente = arquivo de 3ª idade; 3ª fase do ciclo vital; arquivo inativo; arquivo histórico.

     Fonte: Qconcursos.

  • Gabarito : C

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE: LEI N° 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.