SóProvas


ID
5551108
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A redução dos riscos de quebra, degradação e envelhecimento precoce de equipamentos e maquinários é obtida com

Alternativas
Comentários
  • Tipos de manutenção: Existem basicamente três tipos de manutenção que são, a manutenção corretiva (não planejada e planejada), que pode ser de emergência ou não, manutenção preventiva e manutenção preditiva. 

    Manutenção corretiva não planejada: Esse tipo de manutenção é caracterizado pela atuação das equipes de manutenção em fatos que já ocorreram, sejam estes fatos desempenhos inferiores ao almejado ou uma falha. Não há tempo para a preparação de componentes e nem de planejar o serviço; isto é, manutenção corretiva não planejada é a correção da falha de modo aleatório a fim de evitar outras consequências.

    Manutenção corretiva planejada: Neste caso, tem-se uma falha ou condição anormal de operação de um equipamento e a correção depende de decisão gerencial, em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra. A decisão de adotar a política de manutenção corretiva planejada pode ser originada com base em vários fatores, tais como: negociação de parada do processo produtivo com a equipe de operação, aspectos ligados à segurança, melhor planejamento dos serviços, garantia de ferramental e peças sobressalentes, necessidade de recursos humanos tais como serviços contratados.

    Manutenção Preventiva: Trata-se de atuação realizada de maneira a reduzir ou evitar a falha ou a queda no desempenho do equipamento, obedecendo a um plano de manutenção preventiva previamente elaborada, baseado em intervalos definidos de tempo, isso é, manutenção baseada no tempo. GABARITO

    Manutenção Preditiva: Também é conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento. É baseada na tentativa de definir o estado futuro de um equipamento ou sistema, por meio dos dados coletados ao longo do tempo por uma instrumentação específica, verificando e analisando a tendência de variáveis do equipamento. Esses dados coletados, por meio de medições em campo como temperatura, vibração, análise físicoquímica de óleos, não permitem um diagnóstico preciso; portanto, trabalha-se no contexto de uma avaliação probabilística. 

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • A diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva é referente à maneira de antecipar os problemas. Enquanto a primeira utiliza-se de trocas periódicas de peças, a segunda acompanha os parâmetros de eficiência de cada componente.
  • A redução dos riscos de quebra, degradação e envelhecimento precoce de equipamentos e maquinários é obtida com

    Xa manutenção corretiva.

    É aquele reparo feito de maneira previamente programada. Com todos recursos necessários antes que a falha aconteça, ajuda a solucionar uma situação antes que, de fato, ela se torne um problema .

    Xo uso intensivo dos equipamentos e maquinários.

    Xa manutenção preditiva. ( pronunciadora)

    Está associada às práticas do manutenção com caráter preventivo antecipado de todo o aparato físico utilizado nas operações.

    Na prática, estamos falando de uma metodologia de manutenção que tem um maior apoio para a prevenção de danos e previsibilidade de falhas.

    Poderá ser feita através de um monitoramento periódico por meio de análise de vibração, outrassom, inspeção visual ou técnicas de análise não destrutivas.

    Xredução no uso dos equipamentos e maquinários.

    ✓ manutenção preventiva.

    É a manuntenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou degradação do funcionamento de um maquinário.