SóProvas


ID
5551261
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Maria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Qual é a diferença entre orquestra sinfônica e filarmônica? 


    Hoje, nenhuma. O termo “filarmônica”, que significa “amor pela harmonia”, tem o mesmo prefixo grego phylos, que aparece em “filantropia”, o amor pela humanidade, e “filosofia”, o amor pelo saber.

    Ele surgiu no século 19 para se referir _____ sociedades de músicos unidos pelo desejo de praticar e apresentar sua arte sem fins lucrativos. Muitas filarmônicas dos EUA eram sustentadas por mecenas na virada do século 19 para o 20.

    É importante apontar que normalmente as sociedades filarmônicas batizavam orquestras homônimas, mas não consistiam apenas nas orquestras: os músicos se reuniam por outras razões e realizavam outros projetos na área cultural (como ensino de música, organização de palestras e eventos etc.).

    Já o termo “sinfônica” costumava se aplicar _____ orquestras administradas como empresas, com músicos assalariados e financiamento do Estado. É uma denominação mais genérica, que advém do nome da forma musical que essas orquestras tocavam na época em que se consolidaram: a sinfonia.

    Com o tempo, porém, a nomenclatura parou de refletir os modelos de negócio. Ela permanece associada _____ orquestras de acordo com a tradição de cada uma. Em muitos casos, duas orquestras de uma mesma cidade podem se diferenciar pelos termos.

    As orquestras consistem em conjuntos que vão aproximadamente de 80 a 110 músicos. O número exato de integrantes varia conforme o arranjo da peça. Uma peça pode exigir instrumentos que outra não emprega, ou então exigir certos instrumentos em maior ou menor número.


(Site: Abril - adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    I - Ele surgiu no século 19 para se referir __a__ sociedades de músicos...

     ➜ Não se deve usar crase antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição "a".

    • referir às sociedades - CORRETO
    • referir a sociedades - CORRETO
    • referir à sociedades - INCORRETO

    II -  Já o termo “sinfônica” costumava se aplicar __a__ orquestras administradas como empresas...

     ➜ Mesmo caso da questão acima.

    III - Ela permanece associada __às___ orquestras de acordo com a tradição de cada uma.

     ➜ Associada A algo, A alguma coisa + as orquestras = às

  • Se o regido for substantivo feminino plural, só haverá crase para as. Se for as: tirar e perder o sentido, tem crase Gabarito: A
  • A questão é sobre crase e quer que analisemos as orações abaixo. Vejamos:

     .

    "Ele surgiu no século 19 para se referir _____ sociedades de músicos unidos pelo desejo de praticar e apresentar sua arte sem fins lucrativos."

    A. Se referir A (algo) + sociedades de músicos = se referir A sociedades de músicos. Vale destacar que também estaria correto "se referir A (algo) + AS sociedades de músicos = se referir ÀS sociedades de músicos".

     .

    "Já o termo “sinfônica” costumava se aplicar _____ orquestras administradas como empresas, com músicos assalariados e financiamento do Estado."

    A. Se aplicar A (algo) + orquestras administradas = se aplicar A orquestras administradas. Vale destacar que também estaria correto "se aplicar A (algo) + AS orquestras administradas = se aplicar ÀS orquestras administradas".

     .

    "Ela permanece associada _____ orquestras de acordo com a tradição de cada uma."

    ÀS. "Associada A (algo) + AS orquestras = associada ÀS orquestras". Vale destacar que também estaria correto associada A (algo) + orquestras = associada A orquestras.

     .

    Para complementar:

     .

    CRASE ocorre mediante a fusão da preposição "a" com:

     

    a) o artigo feminino "a" ou "as"

    Ex.: Fui à faculdade. (Fui A + A faculdade)

     

    b) o “a” dos pronomes demonstrativos “aquele (s), aquela (s), aquilo"

    Ex.: Você compareceu àquele cursinho? (Compareceu A + Aquele cursinho)

     

    c) o “a” dos pronomes relativos “a qual / as quais”

    Ex.: A aluna à qual me referi passou em primeiro lugar. (Quem se refere, refere-se A alguma coisa, A alguém + A qual)

     

    d) o pronome demonstrativo “a / as” (= aquela, aquelas)

    Ex.: Esta gramática é semelhante à que me deste. (Semelhante A + A que me deste)

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    a | a | às

    Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. ... Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas.

    FAÇA MUITOS EXERCÍCIOS, ATÉ CAIR OS DEDOS!!!

  • Só eu que estou achando essa questão sem pé nem cabeça? Os termos no singular podem ser considerados corretos mesmo? Eles não deveriam estar pluralizados?

  • Só pra tirar a dúvida de alguns, o uso do artigo "a" singular, sem crase, diante de palavras no plural pode ser utilizado para dar um sentido de generalização à frase.

    .

    Ex1: Eu e minha família fomos a praias do litoral catarinense nessas férias. (fomos a muitas praias do litoral daquele estado; como não foi usado o artigo definido plural "as", não há crase).

    .

    Ex2: Eu e minha família fomos às praias do litoral catarinense nessas férias. (fomos, agora, especificamente nas praias do litoral do SC, dando sentido de especificidade por conta do artigo "as". Agora o uso da crase é obrigatório - "a" + "as").

    Espero ter ajudado. ;)