A. Psicose Psicogênica caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.
Incorreta
A paranoia (transtorno delirante) se caracteriza por delírios bem organizados e sistematizados, às vezes com temática complexa, que permanecem como que "encistados", "cristalizados", em um domínio da personalidade do doente, sem comprometer todo o resto.
B. As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.
Correta
C. Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a personalidade.
Incorreta
Transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade: Afetividade, Vontade, Psicomotricidade e Personalidade
D. Nas Paranoias predominam sintomas floridos, como ideias paranoídes, alucinações visuais, e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.
Incorreta
As psicoses psicogênicas (também chamadas de reativas ou transtorno psicótico breve) possuem sintomas mais ou menos parecidos com a esquizofrenia (podendo haver alucinações e delírios, bem como discurso e comportamento desorganizado), de surgimento agudo, porém com rápida remissão dos sintomas, sem implicar em deterioração da vida social ou empobrecimento psíquico. Predominam sintomas floridos, com ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, muitas vezes com intensa perplexidade, certa confusão mental e turbulência emocional.
Gabarito: B
A - A Psicose Psicogênica caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.
As psicoses podem ser divididas em subgrupos, há aquelas que possuem causas orgânicas e as funcionais que não possuem, há também as psicoses psicogênicas onde há um fator psicodinâmico desencadeante. A esquizofrenia também pode ser considerada um subtipo de psicose crônica.
A esquizofrenia é considerada um tipo de psicose crônica onde há distorções das emoções, pensamentos e percepção da realidade, podendo haver delírios e alucinações auditivas e visuais.
Portanto, a alternativa trás o sentido de um quadro esquizofrênico ao usar o termo "Psicose Psicogênica". Lembrar que os Transtornos Psicóticos tem como um dos seus maiores exemplos a própria Esquizofrenia.
O restante da alternativa caracteriza um delírio paranoide - geralmente organizado e sistematizado, pode ser complexo, fixado na persona do doente.
B As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.
Correta, as parafrenias são condições psicóticas desencadeadas geralmente em idosos, podem vir acompanhadas de delírium.
C Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a personalidade.
Não, não são, os transtornos que mais causam alterações na personalidade são justamente os Transtornos de Personalidade.
D Nas Paranoias predominam sintomas floridos, como ideias paranóides, alucinações visuais, e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.
Estes são sintomas das Psicoses Reativas - ou do Transtorno Psicótico Breve - que antecede o Esquizofreniforme que antecede o Esquizofrênico... Veja que os sintomas não batem em nada com os de um delírio paranóide, delírios não envolvem alucinações de qualquer tipo.