SóProvas


ID
5551864
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sentamos em uma cabine nos fundos, onde ele sussurrou durante a maior parte de nossa discussão. Demorou um pouco para fazê-lo falar, então editei nossa conversa até o último terço. Aqui está uma gravação da entrevista, com meus comentários adicionados em off.
 “Então você estava lá na noite em que seus colegas foram mortos?”
Theo acena com a cabeça e coça a barba por fazer na bochecha.
“Sim, eu estava lá.”
“Conte-me sobre a casa abandonada. Qual foi o sorteio? ”
“Qual foi o sorteio? Somos um bando de adolescentes presos em um colégio interno com regras rígidas e um código de vestimenta. A casa na floresta foi uma fuga.”
“Uma fuga de quê?”
“Das regras. Dos professores. Dos médicos e conselheiros e das sessões de terapia. Foi liberdade. Fomos lá para fugir da escola, para nos divertir e tentar curtir o verão”.
“Você está prestes a começar seu último ano na Escola Preparatória Westmont, correto?”
“Sim.”
“Mas neste verão atual, você e seus amigos não vão mais para aquela casa.”
“Ninguém vai mais lá.”
“No verão passado, na noite dos assassinatos, você e seus amigos se envolveram em alguma coisa. Um jogo sombrio e secreto. Conte-me sobre isso.”
Os olhos de Theo enlouquecem quando seu olhar se volta para mim, depois se afasta quando ele olha pela janela para o estacionamento. Sua reação me dá a sensação de que Theo pensa que sei mais do que sei. Faz pouco mais de um ano desde que a Escola Preparatória Westmont se tornou famosa pelas mortes dentro de suas paredes, e os alunos que sobreviveram naquela noite estão prestes a começar seu último ano. A polícia se recusou a responder a perguntas sobre sua investigação, e o silêncio alimentou o boato. Um deles é que os alunos estavam jogando um jogo perigoso na noite em que dois deles foram mortos (...)
Nunca Saia de Casa Sozinho. Charlie Donlea

Durante a escrita de sua narrativa, Charles Donlea, faz uso, em um dos trechos, do recurso estilístico da prosopopeia, observado em:

Alternativas
Comentários
  • "Os olhos de Theo enlouquecem..." Nesse trecho o autor personifica os olhos do personagem, por isso temos a figura de linguagem chamada prosopopeia.

    Gab: a

  • GABARITO: A.

    Acrescentando

    Prosopopeia/personificação: é uma figura de linguagem que consiste em humanizar animais e coisas inanimadas ou dar voz a pessoas mortas, ausentes ou fictícias.

    Ex.: I – O vento beijou-lhe os cabelos.

    II – “Andorinha lá fora está dizendo: – Passei o dia à toa, à toa!”

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • Olhos literalmene não enlouquecem. Logo, foi usado o recurso estilístico chamado prosopopeia ou personificação, que consiste em atribui a objetos ou a seres inanimados, emoções, sentimentos ou características humanas. Gabarito A.

    #vousernomeado

  • GAB-A

    Os olhos de Theo enlouquecem quando seu olhar se volta para mim...

    Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

    Uma mulher decidida é como as ondas do mar: ninguém consegue deter.!!!

  • Enxerguei essa letra a) como sinestesia...

  • Olhos não enlouquecem, ainda que possam passar esse sentimento ao seu interlocutor. Quem enlouquece é a pessoa.

    Boa questão.

    Gabarito A

  • Prosopopeia = personificação :)