SóProvas


ID
5551951
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Apareceu, no sertão do Norte, um indivíduo, que se diz chamar Antônio Conselheiro e que exerce grande influência no espírito das classes populares. Deixou crescer a barba e os cabelos, veste uma túnica de algodão e alimenta-se, tenuemente, sendo quase uma múmia. Acompanhado de duas professas, vive a rezar terços e ladainhas e a pregar e dar conselhos às multidões, que reúne onde lhes permitem os párocos.”
— Descrição da Folhinha Laemmert, de 1877, reproduzida por Euclides da Cunha em Os Sertões, 1902.
O texto acima fala sobre o líder de uma comunidade que formava, no final do século XIX, uma irmandade religiosa e chegou a reunir uma população flutuante, de, aproximadamente, 25 mil habitantes e 5.200 casas, no sertão baiano. Essa comunidade foi, definitivamente, arrasada pelas tropas do Exército Brasileiro, em 1897. Estamos nos referindo a:

Alternativas
Comentários
  • Guerra dos Canudos.
  • C de caatinga , sertão !

  • Por volta de 1893, reuniu-se no arraial de Canudos, às margens do rio Vaza-Barris, na Bahia, um grupo de fiéis, seguidores de Antônio Conselheiro. Este era um beato, nascido no Ceará, que pregava a salvação da alma para quem o seguisse.

    Os beatos ou conselheiros caminhavam pelo sertão, pregando uma forma de catolicismo popular e eram seguidos por dezenas de fiéis. Por isso, também eram vistos como ameaça pela Igreja Católica.

    Depois de peregrinar pelos sertões de Pernambuco e Sergipe, Conselheiro andou pelo interior da Bahia e, se instalou em Canudos. Neste lugar ergueram a “cidade santa de Belo Monte”, que se transformou num refúgio para os miseráveis da região.

    Canudos era uma comunidade onde inexistiam diferenças sociais, onde os rebanhos e as lavouras pertenciam a todos. Esse modelo sócio econômico atraía milhares de sertanejos.

    Em 1896, ano em que começou a guerra, Belo Monte tinha mais de 5 mil famílias. A defesa do reduto era mantida por ex-jagunços, homens que trabalhavam como seguranças para fazendeiros ou ex-cangaceiros, pessoas que viviam em bandos do sertão e atacavam as propriedades rurais.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/guerra-de-canudos/

  • lembro-me bem quando criança ter assistido com a minha irmã o filme que retratou essa guerra, serviu e serve de aprendizado para mim depois de 15 anos.