SóProvas


ID
5551993
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Mandirituba - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O trecho a seguir foi extraído da obra Eurico, o Presbítero, escrita por Alexandre Herculano. Leia-o atentamente para responder a próxima questão.

“Para as almas demasiadamente grosseiras, o celibato do sacerdócio não passa de uma condição, de uma fórmula social aplicada a certa classe de indivíduos cuja existência ela modifica vantajosamente por um lado e desfavoravelmente por outro. A filosofia do celibato para os espíritos vulgares acaba aqui. Aos olhos dos que avaliam as coisas e os homens só pela sua utilidade social, essa espécie de insolação doméstica do sacerdote, essa indireta abjuração dos afetos mais puros e santos, os da família, é condenada por uns como contrária ao interesse das nações, como danosa em moral e em política, e defendida por outros como útil e moral. Eu, por minha parte, fraco argumentador, só tenho pensado no celibato à luz do sentimento e sob a influência da impressão singular que desde verdes anos fez em mim a idéia da irremediável solidão da alma a que a igreja condenou os seus ministros, espécie de amputação espiritual, em que para o sacerdote morre a esperança de completar a sua existência na terra. Suponde todos os contentamentos, todas as consolações que as imagens celestiais e a crença viva podem gerar, e achareis que estas não suprem o triste vácuo da soledade do coração. Dai às paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio”
(Prólogo do autor, com adaptações)

Na conclusão do trecho selecionado, o autor argumenta que, sem a mulher, “o mundo será um ermo melancólico”. Marque a alternativa que indica a figura de linguagem empregada nessa oração.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Metáfora: É o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos. A metáfora possui uma comparação implícita. "O mundo será como um ermo melancólico". Mas não confunda a metáfora com a comparação. Nesta, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, etc.).

  • Letra C.

    Foi utilizada no texto uma comparação IMPLÍCITA.

    Metáfora = É uma figura de linguagem de comparação implícita, mas sem usar um conector comparativo.

    Bons estudos!! ❤️✍

  • A questão é sobre figuras de linguagem e quer que identifiquemos a figura presente em “o mundo será um ermo melancólico”. Vejamos:

     .

    A) Catacrese.

    Errado.

    Catacrese: palavra ou expressão usada com seu significado original transposto ou adulterado: embarcar num trem, ficar a cavalo sobre um muro, enterrar-se um espinho no pé, tapar a boca dos poços, mesa de pés torneados, afiar os dentes da serra, etc.

     .

    B) Ironia. 

    Errado.

    Ironia: é a figura pela qual dizemos o contrário do que pensamos, quase sempre com intenção sarcástica.

    Ex.: Fizeste um excelente serviço! [para dizer: um serviço péssimo]

     .

    C) Metáfora.

    Certo. Há aqui uma comparação sem o uso do comparativo "como": “o mundo será [COMO] um ermo melancólico”

    Metáfora: é o desvio da significação própria de uma palavra, nascido de uma comparação mental ou característica comum entre dois seres ou fatos.

    Ex.: "O pavão é um arco-íris de plumas."

    • Não confundir a metáfora com a comparação. Na comparação, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, etc.):

    Nero foi cruel como um monstro. (comparação)

    Nero foi um monstro. (metáfora)

     .

    D) Paradoxo.

    Errado.

    Paradoxo: consiste esta figura, também chamada oxímoro, em usar, intencionalmente, um contrassenso.

    Ex.: Valentia covarde assaltar e matar pessoas indefesas!

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra C

  • Alternativa C

    Bem objetivo:

    Metáfora é sentido figurado.

    Abraços

    Sucesso!

  • GAB-C

    . Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

    ermo

    /ê/

    adjetivo

    1. 1.
    2. que está só ou desacompanhado; solitário.
    3. "desnorteado, persistia naquela vida e."
    4. adjetivo substantivo masculino
    5. diz-se de ou lugar desabitado, deserto.

    melancólico

    adjetivo

    1. PSIQUIATRIA
    2. que sofre de melancolia, de neurastenia; neurastênico.
    3. 2.
    4. que, por temperamento, é dado à melancolia, à tristeza; triste, sombrio.

    Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes.!!!

  • Mais uma que não precisa ler esses textos